Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58082

Comparte esta pagina

Título : Considerações sobre o eixo da Análise Linguística/Semiótica: uma análise do Currículo de Pernambuco
Autor : Soares, Dayvson Karlos Magalhães
Palabras clave : Análise Linguística; Abordagens teórico-metodológicas; Currículo de Pernambuco
Fecha de publicación : 11-may-2023
Citación : Soares, Dayvson Karlos Magalhães. Considerações sobre o eixo da Análise Linguística/Semiótica: uma análise do Currículo de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso do curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Na presente pesquisa investigamos o Eixo de “Análise linguística” inserido nas orientações metodológicas do Currículo de Pernambuco, e como ele revela sua tendência teórico-metodológica em relação aos direcionamentos dados no documento para o nível fundamental de ensino no Estado de Pernambuco. A partir de um recorte epistemológico e da análise de um apanhado de suas partes, busca-se tecer considerações acerca das prováveis direções que o ensino desse eixo irá tomar, bem como sua tendência para a manutenção de determinada abordagem teórico-metodológica sobre o que o Currículo de Pernambuco define como “Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua”. No que tange ao arcabouço teórico, nos apoiamos nas ponderações de autores como Maria Auxiliadora Bezerra e Maria Augusta Reinaldo, Maria H. Moura Neves, Mike Dillinger, dentre outros, para delimitar uma Análise linguística de cunho tradicional ou funcionalista, refletindo-as sobre o nosso objeto de estudo. Do ponto de vista metodológico, nos apoiamos em uma abordagem qualitativa, uma vez que a presente pesquisa não revela resultados matematicamente determinados, mas indicam, num panorama geral, aspectos fenomenológicos do documento compreendidos à luz das bases lógicas de investigação. Nossos resultados apontam para a confluência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na elaboração do Currículo para esse eixo de ensino, que se revelam em função dos conteúdos selecionados para serem trabalhados em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58082
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Dayvson Karlos Magalhaes Soares.pdfTCC Dayvson Karlos Magalhaes Soares835,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons