Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58082

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Ana Maria Costa de Araújo-
dc.contributor.authorSoares, Dayvson Karlos Magalhães-
dc.date.accessioned2024-10-18T17:49:54Z-
dc.date.available2024-10-18T17:49:54Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2024-07-03-
dc.identifier.citationSoares, Dayvson Karlos Magalhães. Considerações sobre o eixo da Análise Linguística/Semiótica: uma análise do Currículo de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso do curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58082-
dc.description.abstractNa presente pesquisa investigamos o Eixo de “Análise linguística” inserido nas orientações metodológicas do Currículo de Pernambuco, e como ele revela sua tendência teórico-metodológica em relação aos direcionamentos dados no documento para o nível fundamental de ensino no Estado de Pernambuco. A partir de um recorte epistemológico e da análise de um apanhado de suas partes, busca-se tecer considerações acerca das prováveis direções que o ensino desse eixo irá tomar, bem como sua tendência para a manutenção de determinada abordagem teórico-metodológica sobre o que o Currículo de Pernambuco define como “Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua”. No que tange ao arcabouço teórico, nos apoiamos nas ponderações de autores como Maria Auxiliadora Bezerra e Maria Augusta Reinaldo, Maria H. Moura Neves, Mike Dillinger, dentre outros, para delimitar uma Análise linguística de cunho tradicional ou funcionalista, refletindo-as sobre o nosso objeto de estudo. Do ponto de vista metodológico, nos apoiamos em uma abordagem qualitativa, uma vez que a presente pesquisa não revela resultados matematicamente determinados, mas indicam, num panorama geral, aspectos fenomenológicos do documento compreendidos à luz das bases lógicas de investigação. Nossos resultados apontam para a confluência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na elaboração do Currículo para esse eixo de ensino, que se revelam em função dos conteúdos selecionados para serem trabalhados em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectAbordagens teórico-metodológicaspt_BR
dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o eixo da Análise Linguística/Semiótica: uma análise do Currículo de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we investigate the "Linguistic Analysis" Axis included in the methodological guidelines of the Pernambuco Curriculum, and how it reveals its theoretical and methodological tendencies in relation to the directions given in the document for the elementary level of education in the state of Pernambuco. Based on an epistemological approach and an analysis of a collection of its parts, we seek to make considerations about the probable directions that the teaching of this axis will take, as well as its tendency to maintain a certain theoretical and methodological approach regarding what the Pernambuco Curriculum defines as the "Reflection and Analysis on Language" Axis. Regarding the theoretical framework, we rely on the reflections of authors such as Maria Auxiliadora Bezerra and Maria Augusta Reinaldo, Maria H. Moura Neves, Mike Dillinger, among others, to delimit a Linguistic Analysis of a traditional or functionalist nature, reflecting them on our object of study. From a methodological perspective, we rely on a qualitative approach, as this research does not reveal mathematically determined results but indicates, in a general overview, phenomenological aspects of the document understood in light of the logical bases of investigation. Our results point to the confluence of different theoretical and methodological perspectives in the development of the Curriculum for this teaching axis, which are revealed based on the content selected to be taught and worked on in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Dayvson Karlos Magalhaes Soares.pdfTCC Dayvson Karlos Magalhaes Soares835,79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons