Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57668

Compartilhe esta página

Título: A dor da invisibilidade social em Di Lixão: uma possível abordagem na sala de aula
Autor(es): CARVALHO, Greicy Kelly Bezerra de
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; Conceição Evaristo; Ensino de Literatura; Formação de leitores
Data do documento: 27-Mar-2024
Citação: CARVALHO, Greicy Kelly Bezerra de. A dor da invisibilidade social em Di Lixão: uma possível abordagem na sala de aula. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A literatura afro-brasileira propicia novas leituras com seus elementos diversos, sobretudo a partir de novas perspectivas e olhares que provocam o leitor com repertório e tradições particulares. Nesse sentido, pretendemos analisar o conto “Di Lixão”, que faz parte do livro Olhos d’água, de Conceição Evaristo (2016), a fim de refletir sobre o papel da literatura afro-brasileira no ensino. A partir dessa categoria de estudo, questionamos como a abordagem de obras literárias no ensino pode contribuir para a formação de leitores críticos, utilizando a proposta de Inácio (2015), Formiga (2015) e Barbosa (2015). Ao lado disto, sugerimos um projeto didático baseado em Zilberman (2005), a partir dos seus temas caracterizadores, e em Segabinazi (2014), para desenvolver novas possibilidades sobre a recepção de obras literárias na sala de aula. Utilizamos como fundamentação teórica Nascimento (1974) e Gonzalez (1982), que abordam a importância da ancestralidade e do pertencimento das pessoas negras, assim como Cuti (2010) e Duarte (2010), que destacam o impacto da literatura e o conceito de literatura afro-brasileira. Ao final, percebemos que diferentes propostas didáticas que levam em consideração o entorno social e a intertextualidade fazem com que os alunos apropriem-se dessa literatura, expandindo seu repertório sociocultural e encontrando também sua identidade nas obras literárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57668
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Greicy Kelly Bezerra de Carvalho.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons