Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57668
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Greicy Kelly Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T17:00:20Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T17:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Greicy Kelly Bezerra de. A dor da invisibilidade social em Di Lixão: uma possível abordagem na sala de aula. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57668 | - |
dc.description.abstract | A literatura afro-brasileira propicia novas leituras com seus elementos diversos, sobretudo a partir de novas perspectivas e olhares que provocam o leitor com repertório e tradições particulares. Nesse sentido, pretendemos analisar o conto “Di Lixão”, que faz parte do livro Olhos d’água, de Conceição Evaristo (2016), a fim de refletir sobre o papel da literatura afro-brasileira no ensino. A partir dessa categoria de estudo, questionamos como a abordagem de obras literárias no ensino pode contribuir para a formação de leitores críticos, utilizando a proposta de Inácio (2015), Formiga (2015) e Barbosa (2015). Ao lado disto, sugerimos um projeto didático baseado em Zilberman (2005), a partir dos seus temas caracterizadores, e em Segabinazi (2014), para desenvolver novas possibilidades sobre a recepção de obras literárias na sala de aula. Utilizamos como fundamentação teórica Nascimento (1974) e Gonzalez (1982), que abordam a importância da ancestralidade e do pertencimento das pessoas negras, assim como Cuti (2010) e Duarte (2010), que destacam o impacto da literatura e o conceito de literatura afro-brasileira. Ao final, percebemos que diferentes propostas didáticas que levam em consideração o entorno social e a intertextualidade fazem com que os alunos apropriem-se dessa literatura, expandindo seu repertório sociocultural e encontrando também sua identidade nas obras literárias. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | A dor da invisibilidade social em Di Lixão: uma possível abordagem na sala de aula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5780974005562785 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Afro-Brazilian literature provides new readings with its diverse elements, especially from new perspectives and looks that provoke the reader with a particular repertoire and traditions. In this sense, we intend to analyze the short story "Di Lixão'', which is part of the book Olhos d'água, by Conceição Evaristo (2016), in order to reflect on the role of Afro-Brazilian literature in teaching. From this category of study, we questioned how the approach of literary works in teaching can contribute to the formation of critical readers, using the proposal of Inácio (2015), Formiga (2015) and Barbosa (2015). Alongside this, we suggest a didactic project based on Zilberman (2005), based on his characterizing themes, and on Segabinazi (2014), to develop new possibilities for the reception of literary works in the classroom. We used Nascimento (1974) and Gonzalez (1982) as theoretical foundations, who address the importance of ancestry and belonging for black people, as well as Cuti (2010) and Duarte (2010), who highlight the impact of literature and the concept of Afro-Brazilian literature. In the end, we realized that different didactic proposals that take into account the social environment and intertextuality enable students to appropriate this literature, expanding their socio-cultural repertoire and also finding their identity in literary works. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Greicy Kelly Bezerra de Carvalho.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons