Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57439

Compartilhe esta página

Título: O impacto do estado nutricional nos indicadores de desenvolvimento econômico no Brasil
Autor(es): LIMA, Marília Aparecida da Silva
Palavras-chave: Nutrição – Pesquisa – Brasil; Nutrição – Avaliação; Desenvolvimento econômico – Brasil; Política pública; Indicadores econômicos – Brasil; Qualidade de vida – Brasil
Data do documento: 22-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Marília Aparecida da Silva. O impacto do estado nutricional nos indicadores de desenvolvimento econômico no Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa examina a relação entre o estado nutricional e os indicadores de desenvolvimento econômico no Brasil. O estado nutricional de uma sociedade está relacionado ao nível de capacidade cognitiva da população, e pode ser captado por meio do índice de massa corporal (IMC) médio das localidades. Os indicadores de desenvolvimento econômico utilizados compreendem PIB per capita, escolaridade e poupança. Nesse contexto, a hipótese a ser testada é a de que o estado nutricional está diretamente correlacionado ao nível de crescimento e desenvolvimento econômico. A análise dos municípios brasileiros se justifica, dentre outros aspectos, pela necessidade de se compreender como as fortes desigualdades sociais e regionais, que caracterizam o território nacional, afetam a conexão entre o estado nutricional e o desenvolvimento econômico, em localidades em desenvolvimento. A metodologia empregada tem por base Tansel, Öztürk e Erdil (2022), e consiste em examinar a referida relação por meio de dados de painel. Tal procedimento metodológico permite obter estimadores que ponderam as heterogeneidades existentes entre os municípios. Ademais, para tratar possíveis problemas de endogeneidade, são utilizadas as técnicas de variáveis instrumentais (IV) e os modelos de painéis dinâmicos, através do estimador de Arellano-Bond. Vale ressaltar que a estratégia empírica é conduzida considerando um painel balanceado dos municípios brasileiros, referente ao período de anos entre 2008 e 2020. Os principais resultados sugerem que os indicadores de desenvolvimento – a citar, PIB per capita, escolaridade e poupança – apresentam uma relação no formato de U invertido com o IMC. Os achados desta pesquisa evidenciam como o estado nutricional da população apresenta um potencial significativo para promoção, concomitante, de uma sociedade saudável e do crescimento econômico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57439
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília Aparecida da Silva Lima.pdf900,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons