Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57395

Compartilhe esta página

Título: ENTRE VERSOS E SABERES: O gênero cordel nos livros didáticos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental anos finais
Autor(es): FLORÊNCIO, Naline Bezerra
Palavras-chave: livro didático; literatura de cordel; ensino fundamental anos finais
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: FLORENCIO, Naline Bezerra. ENTRE VERSOS E SABERES: o gênero cordel nos livros didáticos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental anos finais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho teve como foco analisar a abordagem do gênero literário cordel nos livros didáticos destinados aos alunos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental, presentes na coleção 'Tecendo Linguagens', escrita pelas autoras Tânia Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Essa coleção foi selecionada no PNLD de 2020. A pesquisa surgiu da necessidade de compreender como a literatura, especificamente o cordel, contribui para a formação dos estudantes, estimulando a sensibilidade estética, a compreensão da complexidade humana e a reflexão crítica sobre temas sociais e políticos, apoiando-se nas contribuições teóricas de Abreu, Marinho, Pinheiro, Lima e Dolz, que destacam o papel fundamental da literatura na educação e no desenvolvimento crítico dos indivíduos. Foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise minuciosa dos livros didáticos da coleção 'Tecendo Linguagens' destinados aos sexto e oitavo anos. A análise levou em consideração elementos como conteúdo e atividades propostas, verificando se atendem às competências e habilidades previstas pela BNCC. Os resultados obtidos apontam que os livros didáticos analisados incorporam elementos da BNCC em atividades relacionadas ao gênero cordel. No entanto, também apontam áreas de melhoria, especialmente no que diz respeito à promoção da produção textual pelos alunos. A pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem mais equilibrada, que integre tanto a análise quanto a produção textual, visando enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes e garantir a conformidade com as diretrizes curriculares estabelecidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57395
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NALINE BEZERRA FLORÊNCIO .pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons