Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57395

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorFLORÊNCIO, Naline Bezerra-
dc.date.accessioned2024-08-15T19:56:23Z-
dc.date.available2024-08-15T19:56:23Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2024-04-18-
dc.identifier.citationFLORENCIO, Naline Bezerra. ENTRE VERSOS E SABERES: o gênero cordel nos livros didáticos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental anos finais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57395-
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco analisar a abordagem do gênero literário cordel nos livros didáticos destinados aos alunos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental, presentes na coleção 'Tecendo Linguagens', escrita pelas autoras Tânia Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. Essa coleção foi selecionada no PNLD de 2020. A pesquisa surgiu da necessidade de compreender como a literatura, especificamente o cordel, contribui para a formação dos estudantes, estimulando a sensibilidade estética, a compreensão da complexidade humana e a reflexão crítica sobre temas sociais e políticos, apoiando-se nas contribuições teóricas de Abreu, Marinho, Pinheiro, Lima e Dolz, que destacam o papel fundamental da literatura na educação e no desenvolvimento crítico dos indivíduos. Foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise minuciosa dos livros didáticos da coleção 'Tecendo Linguagens' destinados aos sexto e oitavo anos. A análise levou em consideração elementos como conteúdo e atividades propostas, verificando se atendem às competências e habilidades previstas pela BNCC. Os resultados obtidos apontam que os livros didáticos analisados incorporam elementos da BNCC em atividades relacionadas ao gênero cordel. No entanto, também apontam áreas de melhoria, especialmente no que diz respeito à promoção da produção textual pelos alunos. A pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem mais equilibrada, que integre tanto a análise quanto a produção textual, visando enriquecer a experiência de aprendizado dos estudantes e garantir a conformidade com as diretrizes curriculares estabelecidas.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectliteratura de cordelpt_BR
dc.subjectensino fundamental anos finaispt_BR
dc.titleENTRE VERSOS E SABERES: O gênero cordel nos livros didáticos do sexto e oitavo ano do ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8833749552519306pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThis work focused on analyzing the approach of the cordel literary genre in textbooks intended for students of the sixth and eighth grade of elementary school, present in the collection 'Weaving Languages', written by the authors Tânia Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo. This collection was selected in the 2020 PNLD. The research arose from the need to understand how literature, specifically the cordel, contributes to the formation of students, stimulating aesthetic sensitivity, understanding of human complexity and critical reflection on social and political issues, relying on the theoretical contributions of Abreu, Marinho, Pinheiro, Lima e Dolz, who highlight the fundamental role of literature in education and in the critical development of individuals. A qualitative methodology was adopted, involving the detailed analysis of the textbooks of the collection 'Weaving Languages' intended for the sixth and eighth grades. The analysis considered elements such as content and proposed activities, verifying whether they meet the competencies and skills provided by BNCC. The results obtained indicate that the textbooks analyzed incorporate elements of the BNCC in activities related to the cordel genre. However, they also point out areas of improvement, especially with regard to the promotion of textual production by students. The research highlights the need for a more balanced approach, which integrates both analysis and textual production, aiming to enrich the learning experience of students and ensure compliance with established curriculum guidelines.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NALINE BEZERRA FLORÊNCIO .pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons