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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57316

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Title: Mulher trans no processo de formação acadêmico-social-política : memórias, enfrentamentos e conquistas
Authors: LUIZ, Thabata Alves
Keywords: mulher trans; formação acadêmica; narrativas; política
Issue Date: 23-Sep-2023
Citation: LUIZ, Thabata Alves. Mulher trans no processo de formação acadêmico-socialpolítica: memórias, enfrentamentos e conquistas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Estudar a mulher trans tomando como base de análises críticas e humanizadoras, significa compreender essa pessoa no contexto social como objeto de estudo de relevância científica em que a universidade é o universo de produção e acesso à saberes e conhecimentos universais. O anseio pela temática nasceu a partir dos diversos enfrentamentos na vida e toda trajetória de vida de um corpo trans em seu percurso acadêmico. A trajetória de vida pode ser descrita como um conjunto de eventos que fundamentam a vida de uma pessoa (BORN, 2001 p. 243), trazendo nesse contexto o objeto de pesquisa deste estudo entrelaçando as memórias vividas. O presente trabalho de curso tem como enfoque principal analisar o processo o processo acadêmico atrelado as narrativas que permeiam os aspectos políticos e sociais de uma mulher trans na transformação de sua vida a partir das memórias entrelaçadas de experiências no período de 2014 a 2022. Nesta análise, as categorias centrais foram: enfrentamento, formação e conquista. O caminho metodológico se constituiu a partir da historicidade da presente autora. Para isso se fez necessário a construção de uma pesquisa de cunho qualitativa, com buscas por referências históricas e bibliográficas, bem como depoimentos de pessoas que acompanharam o processo desde a transição até a formação profissional. O trabalho aqui apresentado desvela um posicionamento geral e analítico diante do incentivo pelo objeto de estudo deste título, tomando assim três caminhos: “TRANS” enquanto corpo, o processo de transição e ocupante de um lugar na escola, na universidade e na sociedade; “FORMA” o período resiliente de tomada de decisões diante de um percurso acadêmico de conflitos e o processo de formação e escolarização e a “AÇÃO” de uma mulher trans resiliente e licenciada em Educação Física que a partir de suas conquistas acadêmicas pode assumir seu lugar na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57316
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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