Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57316

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza de-
dc.contributor.authorLUIZ, Thabata Alves-
dc.date.accessioned2024-08-13T14:14:27Z-
dc.date.available2024-08-13T14:14:27Z-
dc.date.issued2023-09-23-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationLUIZ, Thabata Alves. Mulher trans no processo de formação acadêmico-socialpolítica: memórias, enfrentamentos e conquistas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57316-
dc.description.abstractEstudar a mulher trans tomando como base de análises críticas e humanizadoras, significa compreender essa pessoa no contexto social como objeto de estudo de relevância científica em que a universidade é o universo de produção e acesso à saberes e conhecimentos universais. O anseio pela temática nasceu a partir dos diversos enfrentamentos na vida e toda trajetória de vida de um corpo trans em seu percurso acadêmico. A trajetória de vida pode ser descrita como um conjunto de eventos que fundamentam a vida de uma pessoa (BORN, 2001 p. 243), trazendo nesse contexto o objeto de pesquisa deste estudo entrelaçando as memórias vividas. O presente trabalho de curso tem como enfoque principal analisar o processo o processo acadêmico atrelado as narrativas que permeiam os aspectos políticos e sociais de uma mulher trans na transformação de sua vida a partir das memórias entrelaçadas de experiências no período de 2014 a 2022. Nesta análise, as categorias centrais foram: enfrentamento, formação e conquista. O caminho metodológico se constituiu a partir da historicidade da presente autora. Para isso se fez necessário a construção de uma pesquisa de cunho qualitativa, com buscas por referências históricas e bibliográficas, bem como depoimentos de pessoas que acompanharam o processo desde a transição até a formação profissional. O trabalho aqui apresentado desvela um posicionamento geral e analítico diante do incentivo pelo objeto de estudo deste título, tomando assim três caminhos: “TRANS” enquanto corpo, o processo de transição e ocupante de um lugar na escola, na universidade e na sociedade; “FORMA” o período resiliente de tomada de decisões diante de um percurso acadêmico de conflitos e o processo de formação e escolarização e a “AÇÃO” de uma mulher trans resiliente e licenciada em Educação Física que a partir de suas conquistas acadêmicas pode assumir seu lugar na sociedade.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectmulher transpt_BR
dc.subjectformação acadêmicapt_BR
dc.subjectnarrativaspt_BR
dc.subjectpolíticapt_BR
dc.titleMulher trans no processo de formação acadêmico-social-política : memórias, enfrentamentos e conquistaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFRANÇA, Sandra Cristhianne de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4830022002600188pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxStudying trans women based on critical and humanizing analysis means understanding this person in the social context as an object of study of scientific relevance in which the university is the universe of production and access to universal knowledge. The desire for the theme was born from the various confrontations in life and the stigmas generated about a trans body on the path towards professional achievement. And the entire life trajectory of a trans body in its academic journey. The life trajectory can be described as a set of events that underlie a person's life (BORN, 2001 p. 243), bringing in this context the research object of this study, intertwining the memories lived The main focus of this course work is to analyze the process, the academic process linked to the narratives that permeate the political and social aspects of a trans woman in the transformation of her life based on the intertwined memories of experiences in the period from 2014 to 2022. In this analysis, the central categories were: coping, training and achievement. The methodological path was established based on the historicity of the present author. To achieve this, it was necessary to construct a qualitative research, with searches for historical and bibliographical references, as well as testimonies from people who followed the process from the transition to professional qualification. The work presented here reveals a general and analytical positioning in the face of the incentive for the object of study of this title, thus taking three paths: “TRANS” as a body, the process of transition and occupant of a place in school, university and society; “FORM” the resilient period of decision-making in the face of an academic journey of conflicts and the process of training and schooling and the “ACTION” of a resilient trans woman with a degree in Physical Education who, based on her academic achievements, can take her place in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THABATA ALVES LUIZ (2).pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons