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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57282
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Título : | Controle e supervisão de uma estação de recarga de veículos elétricos: aplicação do protocolo OCPP 1.6 |
Autor : | SANTOS, Caio César Lins dos |
Palabras clave : | Sistemas de energia elétrica; Microrredes; Mobilidade elétrica; Gerencenciamento de potência em veículos elétricos; OCPP |
Fecha de publicación : | 20-mar-2024 |
Citación : | SANTOS, Caio César Lins dos. Controle e supervisão de uma estação de recarga de veículos elétricos: aplicação do protocolo OCPP 1.6. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Os impactos ambientais acelerados são uma preocupação crescente no mundo moderno, e, diante disso, a mobilidade elétrica e a transição para uma matriz energética mais limpa têm se tornado tópicos cada vez mais discutidos. Diversos países e entidades já assumiram os compromissos de médio e longo prazo para a aceleração da eletrificação veicular, bem como o desenvolvimento de estratégias para mitigar os efeitos adversos podem surgir da massificação da adoção de veículos elétricos (VEs). Dessa perspectiva, esse trabalho visa apresentar resultados de uma aplicação do controle de uma estação de recarga de veículos elétricos, que está integrada em uma aplicação de uma microrrede, utilizada como base para a criação da infraestrutura que integra os elementos do sistema. Inicialmente o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as prospecções de crescimento das frotas de veículos elétricos em diferentes países e como esse crescimento afetaria o meio ambiente e a saúde pública. A partir disso, é realizada uma análise das características técnicas de carregamento de VEs como os tipos de carregadores e plugues. Em seguida, aborda-se uma ferramenta que viabiliza a aplicação de gerenciamento de carregadores para veículos elétricos por meio do protocolo de comunicação OCPP (Open Charge Point Protocol) na versão 1.6 (um ponto seis). Por fim, é realizada a implementação prática de uma arquitetura de integração entre os elementos da microrrede laboratorial do LAM (Laboratório de Armazenamento e Mobilidade), visando o controle dinâmico de potência entregue ao veículo elétrico em diferentes cenários e intervalos de tempo, usando uma estratégia de recerga inteligente (smart charging). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57282 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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