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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57282
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CASTRO, José Filho da Costa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Caio César Lins dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T15:49:04Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T15:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Caio César Lins dos. Controle e supervisão de uma estação de recarga de veículos elétricos: aplicação do protocolo OCPP 1.6. 2024. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57282 | - |
dc.description.abstract | Os impactos ambientais acelerados são uma preocupação crescente no mundo moderno, e, diante disso, a mobilidade elétrica e a transição para uma matriz energética mais limpa têm se tornado tópicos cada vez mais discutidos. Diversos países e entidades já assumiram os compromissos de médio e longo prazo para a aceleração da eletrificação veicular, bem como o desenvolvimento de estratégias para mitigar os efeitos adversos podem surgir da massificação da adoção de veículos elétricos (VEs). Dessa perspectiva, esse trabalho visa apresentar resultados de uma aplicação do controle de uma estação de recarga de veículos elétricos, que está integrada em uma aplicação de uma microrrede, utilizada como base para a criação da infraestrutura que integra os elementos do sistema. Inicialmente o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre as prospecções de crescimento das frotas de veículos elétricos em diferentes países e como esse crescimento afetaria o meio ambiente e a saúde pública. A partir disso, é realizada uma análise das características técnicas de carregamento de VEs como os tipos de carregadores e plugues. Em seguida, aborda-se uma ferramenta que viabiliza a aplicação de gerenciamento de carregadores para veículos elétricos por meio do protocolo de comunicação OCPP (Open Charge Point Protocol) na versão 1.6 (um ponto seis). Por fim, é realizada a implementação prática de uma arquitetura de integração entre os elementos da microrrede laboratorial do LAM (Laboratório de Armazenamento e Mobilidade), visando o controle dinâmico de potência entregue ao veículo elétrico em diferentes cenários e intervalos de tempo, usando uma estratégia de recerga inteligente (smart charging). | pt_BR |
dc.format.extent | 89p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sistemas de energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Microrredes | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade elétrica | pt_BR |
dc.subject | Gerencenciamento de potência em veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | OCPP | pt_BR |
dc.title | Controle e supervisão de uma estação de recarga de veículos elétricos: aplicação do protocolo OCPP 1.6 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MARQUES, Davidson da Costa | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7784211475636074 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4120241155931257 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Accelerated environmental impacts are a growing concern in the modern world, and given this, electric mobility and the transition to a cleaner energy matrix have become increasingly discussed topics. Several countries and entities have already made medium and long-term commitments related to these two solutions; therefore, it is necessary to improve knowledge about how these two solutions relate to each other and what adverse effects may arise from their implementation. From this perspective, this work aims to present results from a practical application of controlling an electric vehicle charging station, which is integrated into a microgrid application, necessary as a basis for creating the infrastructure that integrates the elements of this network. The justification for this practical application culminates in the presentation of a bibliographical review on the prospects for the growth of electric vehicle fleets in different countries and how this growth would affect the environment and public health. From this, an analysis of the technical characteristics of EV charging is carried out, such as the types of chargers and plugs; the presentation of tools that enable the application, specifically the specific communication protocol for EVs, OCPP 1.6, which has its parameterization revised for greater understanding; in addition an integration architecture between all these elements is proposed, resulting in a practical implementation in a microgrid established in LAM (Mobility and Power Storage Laboratory in free translation) for variable EV charging power control in different scenarios and time frames, using more than one tactic of the smart charging approach. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Elétrica, Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia de Controle e Automação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0739760659274607 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0002-7508-9292 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Final_Attena.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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