Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016

Compartilhe esta página

Título: A utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literatura
Autor(es): NIPO, Daniel Teixeira
Palavras-chave: Geometria; Aprendizagem Baseada em Jogos; Ensino Médio; Mapeamento Sistemático
Data do documento: 29-Nov-2023
Citação: NIPO, Daniel Teixeira. A utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Geometria é uma ciência complexa derivada da matemática e possui um vasto campo de abrangência, ela é subdividida em Geometria Plana, Geometria Espacial e Geometria Analítica. Trata-se de uma área de grande importância para a resolução de problemas cotidianos, e essencial na formação de profissionais em diversas áreas. Para que o ensino de Geometria se concretize de maneira efetiva é essencial a utilização de recursos didáticos que auxiliem na compreensão dos conteúdos, muitas vezes abstratos aos olhos dos alunos. Nesse sentido, podemos considerar a utilização de jogos na educação como uma alternativa. Os jogos são instrumentos cercados de desafios e recompensas, capazes de promover o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem através do lúdico. Devidamente empregados nos processos de ensino e aprendizagem, os jogos podem potencializar a criatividade e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, o que caracteriza a Aprendizagem Baseada em Jogos. Diante da necessidade de promover o ensino de Geometria inovador e efetivo, e reconhecendo os jogos como um recurso em potencial para alcançar tal desafio, conduzimos um Mapeamento Sistemático tomando como base a questão de pesquisa: Qual o estado atual das pesquisas científicas relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio? Tomamos como Objetivo Geral da pesquisa: compreender o estado da arte das investigações relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio; e como Objetivos Específicos desejamos: identificar os objetivos das pesquisas e seus resultados, evidenciar os conteúdos de Geometria trabalhados através dos jogos, identificar as tecnologias e mecânicas de jogos usadas no ensino de Geometria, e verificar quais métodos estão sendo utilizados para avaliar a aprendizagem em jogos. Através do presente trabalho evidenciamos lacunas a serem exploradas e caminhos a serem seguidos em pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Daniel Teixeira Nipo.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons