Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016
Compartilhe esta página
Título: | A utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literatura |
Autor(es): | NIPO, Daniel Teixeira |
Palavras-chave: | Geometria; Aprendizagem Baseada em Jogos; Ensino Médio; Mapeamento Sistemático |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Citação: | NIPO, Daniel Teixeira. A utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A Geometria é uma ciência complexa derivada da matemática e possui um vasto campo de abrangência, ela é subdividida em Geometria Plana, Geometria Espacial e Geometria Analítica. Trata-se de uma área de grande importância para a resolução de problemas cotidianos, e essencial na formação de profissionais em diversas áreas. Para que o ensino de Geometria se concretize de maneira efetiva é essencial a utilização de recursos didáticos que auxiliem na compreensão dos conteúdos, muitas vezes abstratos aos olhos dos alunos. Nesse sentido, podemos considerar a utilização de jogos na educação como uma alternativa. Os jogos são instrumentos cercados de desafios e recompensas, capazes de promover o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem através do lúdico. Devidamente empregados nos processos de ensino e aprendizagem, os jogos podem potencializar a criatividade e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, o que caracteriza a Aprendizagem Baseada em Jogos. Diante da necessidade de promover o ensino de Geometria inovador e efetivo, e reconhecendo os jogos como um recurso em potencial para alcançar tal desafio, conduzimos um Mapeamento Sistemático tomando como base a questão de pesquisa: Qual o estado atual das pesquisas científicas relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio? Tomamos como Objetivo Geral da pesquisa: compreender o estado da arte das investigações relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio; e como Objetivos Específicos desejamos: identificar os objetivos das pesquisas e seus resultados, evidenciar os conteúdos de Geometria trabalhados através dos jogos, identificar as tecnologias e mecânicas de jogos usadas no ensino de Geometria, e verificar quais métodos estão sendo utilizados para avaliar a aprendizagem em jogos. Através do presente trabalho evidenciamos lacunas a serem exploradas e caminhos a serem seguidos em pesquisas futuras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Daniel Teixeira Nipo.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons