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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLOPES, Andiara Valentina de Freitas e-
dc.contributor.authorNIPO, Daniel Teixeira-
dc.date.accessioned2024-07-25T20:40:07Z-
dc.date.available2024-07-25T20:40:07Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.date.submitted2024-04-30-
dc.identifier.citationNIPO, Daniel Teixeira. A utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57016-
dc.description.abstractA Geometria é uma ciência complexa derivada da matemática e possui um vasto campo de abrangência, ela é subdividida em Geometria Plana, Geometria Espacial e Geometria Analítica. Trata-se de uma área de grande importância para a resolução de problemas cotidianos, e essencial na formação de profissionais em diversas áreas. Para que o ensino de Geometria se concretize de maneira efetiva é essencial a utilização de recursos didáticos que auxiliem na compreensão dos conteúdos, muitas vezes abstratos aos olhos dos alunos. Nesse sentido, podemos considerar a utilização de jogos na educação como uma alternativa. Os jogos são instrumentos cercados de desafios e recompensas, capazes de promover o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem através do lúdico. Devidamente empregados nos processos de ensino e aprendizagem, os jogos podem potencializar a criatividade e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, o que caracteriza a Aprendizagem Baseada em Jogos. Diante da necessidade de promover o ensino de Geometria inovador e efetivo, e reconhecendo os jogos como um recurso em potencial para alcançar tal desafio, conduzimos um Mapeamento Sistemático tomando como base a questão de pesquisa: Qual o estado atual das pesquisas científicas relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio? Tomamos como Objetivo Geral da pesquisa: compreender o estado da arte das investigações relacionando as áreas da Aprendizagem Baseada em Jogos e o Ensino de Geometria no âmbito do Ensino Médio; e como Objetivos Específicos desejamos: identificar os objetivos das pesquisas e seus resultados, evidenciar os conteúdos de Geometria trabalhados através dos jogos, identificar as tecnologias e mecânicas de jogos usadas no ensino de Geometria, e verificar quais métodos estão sendo utilizados para avaliar a aprendizagem em jogos. Através do presente trabalho evidenciamos lacunas a serem exploradas e caminhos a serem seguidos em pesquisas futuras.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Jogospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMapeamento Sistemáticopt_BR
dc.titleA utilização de jogos para trabalhar conceitos de geometria no âmbito do Ensino Médio: um mapeamento sistemático da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0559929537631222pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4432621010560686pt_BR
dc.description.abstractxGeometry is a complex science derived from mathematics and has a vast field of coverage, it is subdivided into Flat Geometry, Spatial Geometry and Analytical Geometry. This is an area of great importance for solving everyday problems, and essential in the training of professionals in various areas. For the teaching of Geometry to be carried out effectively, it is essential to use teaching resources that help in understanding the content, which is often abstract in the eyes of students. In this sense, we can consider the use of games in education as an alternative. Games are instruments surrounded by challenges and rewards, capable of promoting the development of skills and learning through play. Properly used in teaching and learning processes, games can enhance creativity and contribute to the development of students, which characterizes Game-Based Learning. Given the need to promote innovative and effective Geometry teaching, and recognizing games as a potential resource to achieve this challenge, we conducted a Systematic Mapping based on the research question: What is the current state of scientific research relating the areas of Game-Based Learning and Geometry Teaching in High School? We take as the General Objective of the research: to understand the state of the art of investigations relating the areas of Game-Based Learning and Geometry Teaching within the scope of High School; and as Specific Objectives we wish to: identify the research objectives and their results, highlight the Geometry content worked through games, identify the technologies and game mechanics used in teaching Geometry, and verify which methods are being used to evaluate learning in games. Through this work we highlight gaps to be explored and paths to be followed in future research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3985-7573pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

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