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Título : A utilização da automação robótica de processos e a contribuição da Universidade Federal de Pernambuco na formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivo
Autor : SANTOS, Maria Eduarda Correia
Palabras clave : Secretariado Executivo; Competências Tecnológicas; Ensino; Uiversidade Federal de Pernmabuco; Automação Robótica de Processos
Fecha de publicación : 19-mar-2024
Citación : SANTOS, Maria Eduarda Correia; SILVA, Roberta Vanessa Aragão Félix da. A utilização da automação robótica de processos e a contribuição da Universidade Federal de Pernambuco na formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A incorporação da tecnologia nas práticas secretariais tem crescido no contexto laboral contemporâneo e a academia desempenha um papel fundamental na preparação destes profissionais para o mercado de trabalho. Neste contexto, o escopo da pesquisa visou a avaliação da contribuição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivo com foco na Automação Robótica de Processos (RPA). Para isto, foi conduzido um questionário com 122 estudantes do curso de Secretariado Executivo que já cursaram a disciplina de Tecnologia da informação Aplicada e Usual (TIAU), bem como uma entrevista com um docente que já ministrou essa disciplina. Os resultados revelaram que 55% dos estudantes consideraram a contribuição da UFPE na formação de habilidades tecnológicas como insatisfatória ou parcialmente insatisfatória e 85,2% consideraram a Automação Robótica de Processos importante para a área de Secretariado Executivo. Em paralelo, o docente entrevistado ressaltou obstáculos na introdução de atividades práticas em sala de aula, devido a limitações de natureza estrutural. Estes resultados evidenciam lacunas no processo de aprendizagem que podem implicar no desenvolvimento habilidades tecnológicas na formação destes profissionais, ressaltando a necessidade de revisão na abordagem de ensino na área de tecnologia para os estudantes de Secretariado Executivo, de maneira a incluir na formação ferramentas que são tendências no mercado de trabalho, incluindo a RPA.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56957
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo

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