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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Roberta Vanessa Aragão Félix da-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Eduarda Correia-
dc.date.accessioned2024-07-24T13:49:11Z-
dc.date.available2024-07-24T13:49:11Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda Correia; SILVA, Roberta Vanessa Aragão Félix da. A utilização da automação robótica de processos e a contribuição da Universidade Federal de Pernambuco na formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56957-
dc.description.abstractA incorporação da tecnologia nas práticas secretariais tem crescido no contexto laboral contemporâneo e a academia desempenha um papel fundamental na preparação destes profissionais para o mercado de trabalho. Neste contexto, o escopo da pesquisa visou a avaliação da contribuição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivo com foco na Automação Robótica de Processos (RPA). Para isto, foi conduzido um questionário com 122 estudantes do curso de Secretariado Executivo que já cursaram a disciplina de Tecnologia da informação Aplicada e Usual (TIAU), bem como uma entrevista com um docente que já ministrou essa disciplina. Os resultados revelaram que 55% dos estudantes consideraram a contribuição da UFPE na formação de habilidades tecnológicas como insatisfatória ou parcialmente insatisfatória e 85,2% consideraram a Automação Robótica de Processos importante para a área de Secretariado Executivo. Em paralelo, o docente entrevistado ressaltou obstáculos na introdução de atividades práticas em sala de aula, devido a limitações de natureza estrutural. Estes resultados evidenciam lacunas no processo de aprendizagem que podem implicar no desenvolvimento habilidades tecnológicas na formação destes profissionais, ressaltando a necessidade de revisão na abordagem de ensino na área de tecnologia para os estudantes de Secretariado Executivo, de maneira a incluir na formação ferramentas que são tendências no mercado de trabalho, incluindo a RPA.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectCompetências Tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUiversidade Federal de Pernmabucopt_BR
dc.subjectAutomação Robótica de Processospt_BR
dc.titleA utilização da automação robótica de processos e a contribuição da Universidade Federal de Pernambuco na formação de competências tecnológicas no curso de Secretariado Executivopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8313866688779464pt_BR
dc.description.abstractxThe incorporation of technology into secretarial practices has grown in the contemporary work environment, and the academy plays a fundamental role in preparing these professionals for the job market. In this context, the scope of the research aimed to evaluate the contribution of the Federal University of Pernambuco (UFPE) in the development of technological competencies in the Executive Secretariat course with a focus on Robotic Process Automation (RPA). For this purpose, a questionnaire was conducted with 122 students of the Executive Secretariat course who have already taken the Applied and Usual Information Technology (TIAU) discipline, as well as an interview with a teacher who has already taught this discipline. The results revealed that 55% of the students considered UFPE's contribution to the formation of technological skills as unsatisfactory or partially unsatisfactory, and 85.2% consider Robotic Process Automation important for the field of Executive Secretariat. In parallel, the interviewed teacher emphasized obstacles in introducing practical activities in the classroom, due to structural limitations. These results highlight gaps in the learning process that may impact the development of technological skills in the training of these professionals, emphasizing the need for a review in the teaching approach in the technology area for Executive Secretariat students, given the relevance of technology to this profession.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-6434-4131pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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