Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937
Share on
Title: | A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco |
Authors: | NASCIMENTO, Júlio César Garcia do |
Keywords: | Currículo; Formação docente; Educação étnico-racial |
Issue Date: | 18-Jul-2024 |
Citation: | NASCIMENTO, Júlio César. A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este texto busca trazer uma análise comparativa entre o perfil curricular da licenciatura em História que está em vigor atualmente com o documento anterior que norteava o curso tendo por base a lei 11.645/08. Sendo um estudo de caráter qualitativo baseado em uma análise documental, apoia-se em uma discussão teórica sobre formação inicial de professores, currículo e educação étnico-racial para então apresentar o panorama da reforma curricular e, finalmente, analisar o projeto pedagógico atual bem como os dois perfis curriculares. O argumento central é de que é necessário que, quando se trata de um curso que pretende formar professores para a educação básica, tenha-se a preocupação de ofertar alternativas que propiciem uma base para que o professor, futuramente, tenha meios de atender as demandas sociais e culturais que se apresentam atualmente na escola, entre elas o ensino da história afro-brasileira e dos povos indígenas. Ao comparar os documentos vemos que houve um acréscimo de disciplinas obrigatórias e eletivas a fim de trazer as temáticas de raça e etnia para a licenciatura em História, por outro lado, é preciso salientar primeiramente que fica a critério do estudante cursar ou não essa ou aquela disciplina eletiva e que, apesar da clara importância que tem a base curricular em uma formação, as escolhas pedagógicas do docente determinaram como esse tipo de conteúdo será apresentado e discutido em sala de aula. Dessa forma, sugerimos como desdobramentos dessa pesquisa um estudo sobre práticas docentes nos cursos de História frente as questões étnico-raciais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937 |
Appears in Collections: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlio César Garcia do Nascimento.pdf | 187,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License