Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, André Mendes-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Júlio César Garcia do-
dc.date.accessioned2024-07-23T18:59:01Z-
dc.date.available2024-07-23T18:59:01Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2024-07-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Júlio César. A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937-
dc.description.abstractEste texto busca trazer uma análise comparativa entre o perfil curricular da licenciatura em História que está em vigor atualmente com o documento anterior que norteava o curso tendo por base a lei 11.645/08. Sendo um estudo de caráter qualitativo baseado em uma análise documental, apoia-se em uma discussão teórica sobre formação inicial de professores, currículo e educação étnico-racial para então apresentar o panorama da reforma curricular e, finalmente, analisar o projeto pedagógico atual bem como os dois perfis curriculares. O argumento central é de que é necessário que, quando se trata de um curso que pretende formar professores para a educação básica, tenha-se a preocupação de ofertar alternativas que propiciem uma base para que o professor, futuramente, tenha meios de atender as demandas sociais e culturais que se apresentam atualmente na escola, entre elas o ensino da história afro-brasileira e dos povos indígenas. Ao comparar os documentos vemos que houve um acréscimo de disciplinas obrigatórias e eletivas a fim de trazer as temáticas de raça e etnia para a licenciatura em História, por outro lado, é preciso salientar primeiramente que fica a critério do estudante cursar ou não essa ou aquela disciplina eletiva e que, apesar da clara importância que tem a base curricular em uma formação, as escolhas pedagógicas do docente determinaram como esse tipo de conteúdo será apresentado e discutido em sala de aula. Dessa forma, sugerimos como desdobramentos dessa pesquisa um estudo sobre práticas docentes nos cursos de História frente as questões étnico-raciais.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.titleA formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696395459820586pt_BR
dc.description.abstractxThis text aims to provide a comparative analysis between the current curriculum profile of the History teaching degree and the previous document that guided the course, based on Law 11.645/08. As a qualitative study based on documentary analysis, it relies on a theoretical discussion on initial teacher education, curriculum, and ethnic-racial education to present the panorama of the curriculum reform and, finally, to analyze the current pedagogical project as well as the two curriculum profiles. The central argument is that it is necessary, when dealing with a course that aims to train teachers for basic education, to offer alternatives that provide a foundation for the teacher to address the social and cultural demands currently present in schools, including the teaching of Afro-Brazilian history and indigenous peoples. By comparing the documents, it is observed that there has been an addition of mandatory and elective courses to bring race and ethnicity themes to the History teaching degree. However, it is important to emphasize that it is up to the student to choose whether or not to take certain elective courses, and that despite the clear importance of the curriculum base in education, the pedagogical choices of the teacher will determine how such content will be presented and discussed in the classroom. Thus, we suggest as further research outcomes a study on teaching practices in History courses regarding ethnic-racial issues.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlio César Garcia do Nascimento.pdf187,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons