Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937

Comparte esta pagina

Título : A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco
Autor : NASCIMENTO, Júlio César Garcia do
Palabras clave : Currículo; Formação docente; Educação étnico-racial
Fecha de publicación : 18-jul-2024
Citación : NASCIMENTO, Júlio César. A formação pedagógica voltada para uma educação étnico racial na Licenciatura em História: uma análise documental na Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este texto busca trazer uma análise comparativa entre o perfil curricular da licenciatura em História que está em vigor atualmente com o documento anterior que norteava o curso tendo por base a lei 11.645/08. Sendo um estudo de caráter qualitativo baseado em uma análise documental, apoia-se em uma discussão teórica sobre formação inicial de professores, currículo e educação étnico-racial para então apresentar o panorama da reforma curricular e, finalmente, analisar o projeto pedagógico atual bem como os dois perfis curriculares. O argumento central é de que é necessário que, quando se trata de um curso que pretende formar professores para a educação básica, tenha-se a preocupação de ofertar alternativas que propiciem uma base para que o professor, futuramente, tenha meios de atender as demandas sociais e culturais que se apresentam atualmente na escola, entre elas o ensino da história afro-brasileira e dos povos indígenas. Ao comparar os documentos vemos que houve um acréscimo de disciplinas obrigatórias e eletivas a fim de trazer as temáticas de raça e etnia para a licenciatura em História, por outro lado, é preciso salientar primeiramente que fica a critério do estudante cursar ou não essa ou aquela disciplina eletiva e que, apesar da clara importância que tem a base curricular em uma formação, as escolhas pedagógicas do docente determinaram como esse tipo de conteúdo será apresentado e discutido em sala de aula. Dessa forma, sugerimos como desdobramentos dessa pesquisa um estudo sobre práticas docentes nos cursos de História frente as questões étnico-raciais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56937
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Júlio César Garcia do Nascimento.pdf187,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons