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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197

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Title: Práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais.
Authors: SILVA, Juliana Barbosa da
Keywords: Ensino fundamental; Prática de leitura; Leitor crítico; Documento curricular
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: SILVA, Juliana Barbosa da. Práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente artigo propõe-se a abordar as práticas de leitura de textos na construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental em documentos oficiais atuais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo de Pernambuco e Currículo Municipal de Caruaru - PE. Tem como objetivo geral investigar como esses documentos oficiais atuais abordam as práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. Os nossos objetivos específicos foram: identificar quais práticas de leitura são apontadas nos referidos documentos oficiais atuais voltadas para a construção do leitor crítico; e analisar aproximações e distanciamentos entre as práticas de leitura propostas nesses documentos para a construção do leitor crítico. Como caminho metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo documental, recorrendo à documentação mencionada como corpus da análise de dados. Os resultados evidenciaram que há, nos documentos examinados, o reconhecimento da leitura como uma habilidade fundamental para o desenvolvimento dos estudantes como pessoas críticas, capazes de questionar, analisar e refletir sobre os textos lidos. Os documentos apresentam semelhanças, como a importância atribuída à diversidade de gêneros textuais. e diferenças, como a ênfase dada à leitura em voz alta em detrimento da leitura silenciosa. Também identificamos que os documentos não abordam a leitura crítica de forma clara, mas, sim, implicitamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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