Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-05-03T15:08:56Z-
dc.date.available2024-05-03T15:08:56Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Barbosa da. Práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197-
dc.description.abstractO presente artigo propõe-se a abordar as práticas de leitura de textos na construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental em documentos oficiais atuais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo de Pernambuco e Currículo Municipal de Caruaru - PE. Tem como objetivo geral investigar como esses documentos oficiais atuais abordam as práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. Os nossos objetivos específicos foram: identificar quais práticas de leitura são apontadas nos referidos documentos oficiais atuais voltadas para a construção do leitor crítico; e analisar aproximações e distanciamentos entre as práticas de leitura propostas nesses documentos para a construção do leitor crítico. Como caminho metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo documental, recorrendo à documentação mencionada como corpus da análise de dados. Os resultados evidenciaram que há, nos documentos examinados, o reconhecimento da leitura como uma habilidade fundamental para o desenvolvimento dos estudantes como pessoas críticas, capazes de questionar, analisar e refletir sobre os textos lidos. Os documentos apresentam semelhanças, como a importância atribuída à diversidade de gêneros textuais. e diferenças, como a ênfase dada à leitura em voz alta em detrimento da leitura silenciosa. Também identificamos que os documentos não abordam a leitura crítica de forma clara, mas, sim, implicitamente.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.subjectDocumento curricularpt_BR
dc.titlePráticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Juliana Barbosa da Silva.pdf237,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons