Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Juliana Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T15:08:56Z | - |
dc.date.available | 2024-05-03T15:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Barbosa da. Práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56197 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo propõe-se a abordar as práticas de leitura de textos na construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental em documentos oficiais atuais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo de Pernambuco e Currículo Municipal de Caruaru - PE. Tem como objetivo geral investigar como esses documentos oficiais atuais abordam as práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico em turmas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. Os nossos objetivos específicos foram: identificar quais práticas de leitura são apontadas nos referidos documentos oficiais atuais voltadas para a construção do leitor crítico; e analisar aproximações e distanciamentos entre as práticas de leitura propostas nesses documentos para a construção do leitor crítico. Como caminho metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo documental, recorrendo à documentação mencionada como corpus da análise de dados. Os resultados evidenciaram que há, nos documentos examinados, o reconhecimento da leitura como uma habilidade fundamental para o desenvolvimento dos estudantes como pessoas críticas, capazes de questionar, analisar e refletir sobre os textos lidos. Os documentos apresentam semelhanças, como a importância atribuída à diversidade de gêneros textuais. e diferenças, como a ênfase dada à leitura em voz alta em detrimento da leitura silenciosa. Também identificamos que os documentos não abordam a leitura crítica de forma clara, mas, sim, implicitamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitor crítico | pt_BR |
dc.subject | Documento curricular | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura de textos na perspectiva da construção do leitor crítico: uma análise de documentos curriculares oficiais atuais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Juliana Barbosa da Silva.pdf | 237,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons