Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930

Compartilhe esta página

Título: A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE).
Autor(es): SILVA, Letícia Gabriely Nunes da
Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Educação Infantil
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SILVA, Letícia Gabriely Nunes da. A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Nesse estudo investigou-se a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, a partir da maneira com que as produções cientificas as tem apresentado. O objetivo geral desse estudo foi analisar como as produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) têm abordado a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, e os objetivos específicos foram: identificar as produções científicas nacionais relacionadas à inclusão de crianças com TEA, no âmbito da educação infantil, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial nas 7°, 8° e 9° edições; investigar as contribuições teóricas e conceituais utilizadas nas produções científicas selecionadas, a fim de compreender as bases teóricas que fundamentam as práticas de inclusão de crianças com autismo na educação infantil; descrever os resultados e impactos das intervenções e práticas inclusivas descritas nas produções científicas. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base os anais do CBEE dos anos de 2016, 2018 e 2021. Foram selecionados 7 artigos, que atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Explorados através de uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), conclui-se que existe uma lacuna nas produções referentes a inclusão de crianças autistas na educação infantil, apesar disso, enfatizam a necessidade de desenvolver uma compreensão integral dos fatores ambientais, sociais e emocionais no processo de inclusão da criança com autismo na educação infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Leticia Gabriely Nunes da Silva- submeter.pdf217,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons