Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Gabriely Nunes da-
dc.date.accessioned2024-04-15T19:32:50Z-
dc.date.available2024-04-15T19:32:50Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-14-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Gabriely Nunes da. A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930-
dc.description.abstractNesse estudo investigou-se a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, a partir da maneira com que as produções cientificas as tem apresentado. O objetivo geral desse estudo foi analisar como as produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) têm abordado a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, e os objetivos específicos foram: identificar as produções científicas nacionais relacionadas à inclusão de crianças com TEA, no âmbito da educação infantil, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial nas 7°, 8° e 9° edições; investigar as contribuições teóricas e conceituais utilizadas nas produções científicas selecionadas, a fim de compreender as bases teóricas que fundamentam as práticas de inclusão de crianças com autismo na educação infantil; descrever os resultados e impactos das intervenções e práticas inclusivas descritas nas produções científicas. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base os anais do CBEE dos anos de 2016, 2018 e 2021. Foram selecionados 7 artigos, que atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Explorados através de uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), conclui-se que existe uma lacuna nas produções referentes a inclusão de crianças autistas na educação infantil, apesar disso, enfatizam a necessidade de desenvolver uma compreensão integral dos fatores ambientais, sociais e emocionais no processo de inclusão da criança com autismo na educação infantil.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxIn this study, the inclusion of children with autism in the scope of early childhood education was investigated, by questioning the way in which scientific productions have presented them. The general objective of this study was to analyze how the scientific productions of the Brazilian Congress of Special Education (CBEE) have addressed the inclusion of children with autism in the scope of early childhood education, and the specific objectives were: to identify national scientific productions related to the inclusion of children with ASD, within the scope of early childhood education, in the proceedings of the Brazilian Congress of Special Education in the 7th, 8th and 9th editions; investigate the theoretical and conceptual contributions used in selected scientific productions, in order to understand the theoretical bases that underlie the practices of inclusion of children with autism in early childhood education; describe the results and impacts of interventions and inclusive practices described in scientific productions.. A bibliographical research with a qualitative approach was used, based on the CBEE annals of the years 2016, 2018 and 2021. 7 articles were selected, which addressed to pre-established criteria. Explored through content analysis (Bardin, 1977), it is concluded that there is a gap in productions regarding the inclusion of autistic children in early childhood education, despite this, they emphasize the need to develop a comprehensive understanding of environmental, social and emotional factors. in the process of including children with autism in early childhood education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Leticia Gabriely Nunes da Silva- submeter.pdf217,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons