Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612

Comparte esta pagina

Título : Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Autor : BARBOSA, Isaac Gomes Xavier
Palabras clave : Design; Acessibilidade; Rotina; Autismo
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : BARBOSA, Isaac Gomes Xavier. Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : O presente estudo consiste no projeto de desenvolvimento de um novo modelo de quadro de rotinas, ferramenta educacional utilizada com crianças, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é elaborar um quadro de rotinas intuitivo, adaptável e acessível para crianças autistas, por meio da análise de produtos similares existentes no mercado. Além disso, busca-se compreender o TEA, investigar o cotidiano dos profissionais que atuam com crianças autistas, explorar soluções para melhorar sua adaptação às rotinas diárias, visualizar tarefas cotidianas e torná-las familiares para os usuários. O projeto adota a metodologia Duplo Diamante e se baseia na abordagem de Bonsiepe (1997), culminando na proposta de um Quadro de Rotinas Diário para crianças autistas. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias foi fundamental para o êxito do projeto, resultando em uma solução satisfatória.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isaac Gomes Xavier Barbosa.pdf2,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons