Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, LUCAS JOSÉ-
dc.contributor.authorBARBOSA, Isaac Gomes Xavier-
dc.date.accessioned2024-03-26T12:51:53Z-
dc.date.available2024-03-26T12:51:53Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Isaac Gomes Xavier. Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612-
dc.description.abstractO presente estudo consiste no projeto de desenvolvimento de um novo modelo de quadro de rotinas, ferramenta educacional utilizada com crianças, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é elaborar um quadro de rotinas intuitivo, adaptável e acessível para crianças autistas, por meio da análise de produtos similares existentes no mercado. Além disso, busca-se compreender o TEA, investigar o cotidiano dos profissionais que atuam com crianças autistas, explorar soluções para melhorar sua adaptação às rotinas diárias, visualizar tarefas cotidianas e torná-las familiares para os usuários. O projeto adota a metodologia Duplo Diamante e se baseia na abordagem de Bonsiepe (1997), culminando na proposta de um Quadro de Rotinas Diário para crianças autistas. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias foi fundamental para o êxito do projeto, resultando em uma solução satisfatória.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectRotinapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleQuadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3672210914269109pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxThe present study consists of the development project of a new routine board model, an educational tool used with children, especially those diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). The overall objective is to create an intuitive, adaptable, and accessible routine board for autistic children through the analysis of similar products available in the market. Additionally, the study aims to understand ASD, investigate the daily routines of professionals working with autistic children, explore solutions to improve their adaptation to daily routines, visualize everyday tasks, and make them familiar to the users. The project adopts the Double Diamond methodology and is based on Bonsiepe's approach (1997), culminating in the proposal of a Daily Routine Board for autistic children. It is concluded that the application of these methodologies was fundamental to the success of the project, resulting in a satisfactory solution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isaac Gomes Xavier Barbosa.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons