Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612

Compartilhe esta página

Título: Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Autor(es): BARBOSA, Isaac Gomes Xavier
Palavras-chave: Design; Acessibilidade; Rotina; Autismo
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: BARBOSA, Isaac Gomes Xavier. Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente estudo consiste no projeto de desenvolvimento de um novo modelo de quadro de rotinas, ferramenta educacional utilizada com crianças, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é elaborar um quadro de rotinas intuitivo, adaptável e acessível para crianças autistas, por meio da análise de produtos similares existentes no mercado. Além disso, busca-se compreender o TEA, investigar o cotidiano dos profissionais que atuam com crianças autistas, explorar soluções para melhorar sua adaptação às rotinas diárias, visualizar tarefas cotidianas e torná-las familiares para os usuários. O projeto adota a metodologia Duplo Diamante e se baseia na abordagem de Bonsiepe (1997), culminando na proposta de um Quadro de Rotinas Diário para crianças autistas. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias foi fundamental para o êxito do projeto, resultando em uma solução satisfatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isaac Gomes Xavier Barbosa.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons