Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612
Compartilhe esta página
Título: | Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. |
Autor(es): | BARBOSA, Isaac Gomes Xavier |
Palavras-chave: | Design; Acessibilidade; Rotina; Autismo |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | BARBOSA, Isaac Gomes Xavier. Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente estudo consiste no projeto de desenvolvimento de um novo modelo de quadro de rotinas, ferramenta educacional utilizada com crianças, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é elaborar um quadro de rotinas intuitivo, adaptável e acessível para crianças autistas, por meio da análise de produtos similares existentes no mercado. Além disso, busca-se compreender o TEA, investigar o cotidiano dos profissionais que atuam com crianças autistas, explorar soluções para melhorar sua adaptação às rotinas diárias, visualizar tarefas cotidianas e torná-las familiares para os usuários. O projeto adota a metodologia Duplo Diamante e se baseia na abordagem de Bonsiepe (1997), culminando na proposta de um Quadro de Rotinas Diário para crianças autistas. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias foi fundamental para o êxito do projeto, resultando em uma solução satisfatória. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isaac Gomes Xavier Barbosa.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons