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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369

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Title: Retroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solo
Authors: FERREIRA, Maria Beatriz Barbosa
Keywords: Análise estrutural; Retroanálise; Subsidência; Parâmetros de bacia; Módulo de resiliência
Issue Date: 6-Oct-2023
Citation: FERREIRA, Maria Beatriz Barbosa. Retroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solo. 2024. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As condições estruturais dos pavimentos podem ser influenciadas por uma série de elementos, inclusive a subsidência ou a fundamento plástico do subleito, que se manifesta por meio do afundamento da superfície do solo, impactando o suporte das camadas que compõem a estrutura do pavimento. O objetivo deste trabalho foi a análise estrutural de pavimentos flexíveis de via localizada no nordeste brasileiro, com foco na investigação da ligação entre fenômeno de subsidência e o surgimento dos defeitos nos pavimentos. Para tal, foram analisados boletins de sondagens geotécnicas para reconhecimento da estrutura bem como as medidas de deflexões recuperáveis obtidas com o FWD (Falling Weight Deflectometer). Os parâmetros de bacia deflectométrica Structural Curvature Index (SCI), Base Damage Index (BDI), o Base Curvature Index (BCI) e o Raio de Curvatura (Rc) foram utilizados para identificação inicial da condição estrutural dos segmentos homogêneos. Foi utilizado o software BackMedina para realizar retroanálises com base nos dados das bacias deflectométricas. Os resultados obtidos na análise dos parâmetros, bem como dos módulos de resiliência, revelam condições estruturais desfavoráveis. Apesar de os resultados obtidos sugerirem que a subsidência do solo desempenha um papel significativo na deterioração da estrutura, os resultados, por si só, não são conclusivos o bastante para afirmar que a subsidência é o fator predominante responsável pela deterioração do pavimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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