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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Reuber Arrais-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Beatriz Barbosa-
dc.date.accessioned2024-03-08T13:03:23Z-
dc.date.available2024-03-08T13:03:23Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2024-03-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Beatriz Barbosa. Retroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solo. 2024. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55369-
dc.description.abstractAs condições estruturais dos pavimentos podem ser influenciadas por uma série de elementos, inclusive a subsidência ou a fundamento plástico do subleito, que se manifesta por meio do afundamento da superfície do solo, impactando o suporte das camadas que compõem a estrutura do pavimento. O objetivo deste trabalho foi a análise estrutural de pavimentos flexíveis de via localizada no nordeste brasileiro, com foco na investigação da ligação entre fenômeno de subsidência e o surgimento dos defeitos nos pavimentos. Para tal, foram analisados boletins de sondagens geotécnicas para reconhecimento da estrutura bem como as medidas de deflexões recuperáveis obtidas com o FWD (Falling Weight Deflectometer). Os parâmetros de bacia deflectométrica Structural Curvature Index (SCI), Base Damage Index (BDI), o Base Curvature Index (BCI) e o Raio de Curvatura (Rc) foram utilizados para identificação inicial da condição estrutural dos segmentos homogêneos. Foi utilizado o software BackMedina para realizar retroanálises com base nos dados das bacias deflectométricas. Os resultados obtidos na análise dos parâmetros, bem como dos módulos de resiliência, revelam condições estruturais desfavoráveis. Apesar de os resultados obtidos sugerirem que a subsidência do solo desempenha um papel significativo na deterioração da estrutura, os resultados, por si só, não são conclusivos o bastante para afirmar que a subsidência é o fator predominante responsável pela deterioração do pavimento.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectSubsidênciapt_BR
dc.subjectParâmetros de baciapt_BR
dc.subjectMódulo de resiliênciapt_BR
dc.titleRetroanálise de vias afetadas pelo efeito da subsidência do solopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5823070953706289pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2916580036912769pt_BR
dc.description.abstractxThe structural conditions of pavements can be influenced by various factors, including subsidence or plastic deformation of the subgrade, manifested through the sinking of the ground surface, impacting the support of the layers that compose the pavement structure. The objective of this study was the structural analysis of flexible pavements located in the northeastern region of Brazil, with a focus on investigating the connection between subsidence phenomena and the emergence of pavement defects. To this end, geotechnical reports were analyzed for structural recognition, along with recoverable deflection measurements obtained using the Falling Weight Deflectometer (FWD). Deflection bowl parameters, including Structural Curvature Index (SCI), Base Damage Index (BDI), Base Curvature Index (BCI), and Radius of Curvature (Rc), were employed for the initial identification of the structural condition of homogeneous segments. The BackMedina software was used to conduct retro-analyses based on the deflection bowl data. The results obtained from the analysis of parameters, as well as resilience modulus, reveal unfavorable structural conditions. While the results suggest that soil subsidence plays a significant role in the deterioration of the structure, they alone are not conclusive enough to assert that subsidence is the predominant factor responsible for pavement deterioration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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