Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55245

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Ângelo Matheus Cristovão-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:04:11Z-
dc.date.available2024-02-28T17:04:11Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-02-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ângelo Matheus Cristovão. Impacto da globalização no ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação de secretários executivos na UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55245-
dc.description9.5pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar como o processo de ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (ESP) se relaciona a aspectos da globalização e, por conseguinte, influencia a formação acadêmica dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nessa perspectiva, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da referida instituição foi selecionado como corpus de pesquisa, onde se analisou como é construído o perfil almejado de egresso em relação à comunicação em línguas estrangeiras. A metodologia de pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, buscando analisar detalhadamente as relações imbricadas nos processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Os pressupostos desenvolvidos por Bardin (2011) foi utilizado como referência para a Análise de Conteúdo, os estudos de Hutchinson e Waters (1987), Robinson (1981) e Dudley-Evans (2004) acerca do Ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP), e os estudos de Araújo e Silva (2018) e Rodrigues e Dias (2016) sobre a atuação e formação do Secretário Executivo. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de reformulação no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em relação ao processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa, com foco nos quatro pilares essenciais do curso de Secretariado Executivo, tais como assessoria, cogestão, consultoria e empreendedorismo. A fim de melhor atender às complexas e variadas demandas da rotina secretarial contemporânea no contexto globalizado.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectInglês para Fins Específicospt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectFormação Acadêmicapt_BR
dc.subjectAtuação Profissionalpt_BR
dc.titleImpacto da globalização no ensino de inglês para fins específicos (ESP) na formação de secretários executivos na UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7982566954603086pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze how the teaching and learning process of English for Specific Purposes (ESP) relates to aspects of globalization and consequently influences the academic formation of Executive Secretariat students at the Federal University of Pernambuco (UFPE). From this perspective, the Pedagogical Course Project (PPC) of that institution was selected as a research corpus, where it was analyzed how the desired profile of the graduate is constructed in relation to communication in foreign languages. The research methodology is qualitative, in the form of a case study, seeking to analyze in detail the intertwined relationships in the processes of teaching and learning foreign languages. The assumptions developed by Bardin (2011) were used as a reference for Content Analysis, the studies of Hutchinson and Waters (1987), Robinson (1981), and Dudley-Evans (2004) on the Teaching of English for Specific Purposes (ESP), and the studies of Araújo and Silva (2018) and Rodrigues and Dias (2016) on the role and training of the Executive Secretary. The research results demonstrate the need for reformulation in the Pedagogical Course Project (PPC) in relation to the English language teaching-learning process, focusing on the four essential pillars of the Executive Secretariat course, such as advice, co-management, consultancy and entrepreneurship. In order to better meet the complex and varied demands of contemporary secretarial routine in a globalized context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Secretariado Executivopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ângelo Matheus Cristovã Pereira.pdfIMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS (ESP) NA FORMAÇÃO DE SECRETÁRIOS EXECUTIVOS NA UFPE459,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons