Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159

Share on

Title: HISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020)
Authors: Nascimento, Caio Machado
Keywords: História Digital;; Ensino de História;; Educação;; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; ProfHistória.
Issue Date: 5-Feb-2024
Citation: NASCIMENTO, Caio. HISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo objetivou um levantamento de pesquisas atentas à interface História Digital e Ensino de História. Partindo do repositório digital do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisamos dissertações voltadas aos impactos causados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas novas demandas de ensino e aprendizagem. Inspirada na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011) e Franco (2008), concluímos que existe uma crescente preocupação em entender como as TDICs impactam o Ensino de História. Em contrapartida, destacamos o número relativamente baixo de dissertações que abordaram as relações entre os dois campos, o que ressalta a necessidade de pesquisas neste tema - principalmente se considerarmos as rápidas mudanças acarretadas pela pandemia de COVID-19. Salientamos, assim, tendências e oportunidades na colaboração entre os campos da História Digital e do Ensino de História.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159
Appears in Collections:(TCC) - História (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NASCIMENTO, Caio. TCC (1).pdf273,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons