Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Allan Alves da Mata-
dc.contributor.authorNascimento, Caio Machado-
dc.date.accessioned2024-02-20T15:19:12Z-
dc.date.available2024-02-20T15:19:12Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.date.submitted2024-02-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Caio. HISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159-
dc.description.abstractO presente artigo objetivou um levantamento de pesquisas atentas à interface História Digital e Ensino de História. Partindo do repositório digital do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisamos dissertações voltadas aos impactos causados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas novas demandas de ensino e aprendizagem. Inspirada na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011) e Franco (2008), concluímos que existe uma crescente preocupação em entender como as TDICs impactam o Ensino de História. Em contrapartida, destacamos o número relativamente baixo de dissertações que abordaram as relações entre os dois campos, o que ressalta a necessidade de pesquisas neste tema - principalmente se considerarmos as rápidas mudanças acarretadas pela pandemia de COVID-19. Salientamos, assim, tendências e oportunidades na colaboração entre os campos da História Digital e do Ensino de História.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistória Digital;pt_BR
dc.subjectEnsino de História;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectProfHistória.pt_BR
dc.titleHISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8271653090881596pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2509699075855471pt_BR
dc.description.abstractxEste artículo tuvo como objetivo encuestar investigaciones centradas en la interfaz de la Historia Digital y la Enseñanza de la Historia. Utilizando el repositorio digital de la Maestría Profesional en Enseñanza de la Historia (ProfHistória), analizamos disertaciones enfocadas en los impactos causados por las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TDIC) en las nuevas demandas de enseñanza y aprendizaje. Inspirándonos en el Análisis de Contenido, propuesto por Laurence Bardin (2011) y Franco (2008), llegamos a la conclusión de que existe una preocupación creciente por comprender cómo las TDIC impactan la enseñanza de la Historia. Por otro lado, destacamos el número relativamente bajo de disertaciones que abordaron las relaciones entre los dos campos, lo que resalta la necesidad de investigación sobre este tema, especialmente si consideramos los rápidos cambios provocados por la pandemia de COVID-19. Por ello destacamos tendencias y oportunidades de colaboración entre los campos de la Historia Digital y la Enseñanza de la Historia.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Caio. TCC (1).pdf273,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons