Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159

Compartilhe esta página

Título: HISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020)
Autor(es): Nascimento, Caio Machado
Palavras-chave: História Digital;; Ensino de História;; Educação;; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; ProfHistória.
Data do documento: 5-Fev-2024
Citação: NASCIMENTO, Caio. HISTÓRIA DIGITAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO REPOSITÓRIO DO PROFHISTÓRIA NACIONAL (2016-2020). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em História - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo objetivou um levantamento de pesquisas atentas à interface História Digital e Ensino de História. Partindo do repositório digital do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), analisamos dissertações voltadas aos impactos causados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas novas demandas de ensino e aprendizagem. Inspirada na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011) e Franco (2008), concluímos que existe uma crescente preocupação em entender como as TDICs impactam o Ensino de História. Em contrapartida, destacamos o número relativamente baixo de dissertações que abordaram as relações entre os dois campos, o que ressalta a necessidade de pesquisas neste tema - principalmente se considerarmos as rápidas mudanças acarretadas pela pandemia de COVID-19. Salientamos, assim, tendências e oportunidades na colaboração entre os campos da História Digital e do Ensino de História.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55159
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Caio. TCC (1).pdf273,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons