Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55150

Compartilhe esta página

Título: ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DOS CURSOS LIVRES DE IDIOMAS FISK E WIZARD: a influência indireta e/ou direta do mercado nos seus princípios pedagógicos em contraste com a Linguística Aplicada.
Autor(es): da Silva, Jayne Ribeiro
Palavras-chave: Linguística Aplicada;; Análise Crítica; Ensino de Línguas Estrangeiras; Cursos Livres; Dinâmicas Pedagógicas.
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: da Silva, Jayne Ribeiro . Análise crítica acerca do ensino de línguas estrangeiras dos cursos livres de idiomas Fisk e Wizard: a influência indireta e/ou direta do mercado nos seus princípios pedagógicos em contraste com a Linguística Aplicada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo trazer uma análise crítica a respeito das dinâmicas pedagógicas predominantes no ensino de línguas estrangeiras dentro dos cursos livres de idiomas Fisk e Wizard, os cursos mais tradicionais do mercado brasileiro, tratando de expor a influência mercantilista presente nestas dinâmicas e também nos princípios pedagógicos de ambas as instituições e seu efeito indireto e/ou direto sobre a qualidade do ensino oferecido por elas. Com base nas propostas de alguns dos autores mais representativos da Linguística Aplicada como Krashen (apud CALLEGARI, 2006), Prabhu (1990; 2001), Kumaravadivelu (2004) e Freitas (2010) também se pretende refletir acerca do papel do professor, de sua atuação e seu nível de autonomia ou passividade dentro da sala de aula e sobre como isso pode influenciar na formação de seus alunos. Para tanto, faremos a análise de quatro livros didáticos: Immediate conversation in English, Primeros Pasos, Wizard 1 e 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês. Os resultados da análise qualitativa destes manuais parecem confirmar que os ditames do mercado afetam o processo de ensino e aprendizagem discente, tanto de forma direta como indiretamente, com foco evidente na maneira direta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55150
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jayne Ribeiro da Silva..pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons