Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55150

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Shirley de Sousa-
dc.contributor.authorda Silva, Jayne Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-02-19T21:54:46Z-
dc.date.available2024-02-19T21:54:46Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2024-02-06-
dc.identifier.citationda Silva, Jayne Ribeiro . Análise crítica acerca do ensino de línguas estrangeiras dos cursos livres de idiomas Fisk e Wizard: a influência indireta e/ou direta do mercado nos seus princípios pedagógicos em contraste com a Linguística Aplicada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Licenciatura em Espanhol) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55150-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo trazer uma análise crítica a respeito das dinâmicas pedagógicas predominantes no ensino de línguas estrangeiras dentro dos cursos livres de idiomas Fisk e Wizard, os cursos mais tradicionais do mercado brasileiro, tratando de expor a influência mercantilista presente nestas dinâmicas e também nos princípios pedagógicos de ambas as instituições e seu efeito indireto e/ou direto sobre a qualidade do ensino oferecido por elas. Com base nas propostas de alguns dos autores mais representativos da Linguística Aplicada como Krashen (apud CALLEGARI, 2006), Prabhu (1990; 2001), Kumaravadivelu (2004) e Freitas (2010) também se pretende refletir acerca do papel do professor, de sua atuação e seu nível de autonomia ou passividade dentro da sala de aula e sobre como isso pode influenciar na formação de seus alunos. Para tanto, faremos a análise de quatro livros didáticos: Immediate conversation in English, Primeros Pasos, Wizard 1 e 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em inglês. Os resultados da análise qualitativa destes manuais parecem confirmar que os ditames do mercado afetam o processo de ensino e aprendizagem discente, tanto de forma direta como indiretamente, com foco evidente na maneira direta.pt_BR
dc.format.extent131p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística Aplicada;pt_BR
dc.subjectAnálise Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiraspt_BR
dc.subjectCursos Livrespt_BR
dc.subjectDinâmicas Pedagógicas.pt_BR
dc.titleANÁLISE CRÍTICA ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DOS CURSOS LIVRES DE IDIOMAS FISK E WIZARD: a influência indireta e/ou direta do mercado nos seus princípios pedagógicos em contraste com a Linguística Aplicada.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2664304301608191pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364872321476143pt_BR
dc.description.abstractxEl presente trabajo tiene por objetivo traer un análisis crítico acerca de las dinámicas pedagógicas predominantes en la enseñanza de lenguas extranjeras dentro de los cursos libres de idiomas Fisk y Wizard, los más tradicionales del mercado brasileño, tratando de exponer la influência mercantilista presente en estas dinámicas y también en los principios pedagógicos de ambas las instituciones y su efecto indirecto y/o directo en la calidad de la enseñanza ofrecida por ellas. Con base en las propuestas de algunos autores más representativos de la Lingüística Aplicada como Krashen (apud. CALLEGARI, 2006), Prabhu (1990; 2001), Kumaravadivelu (2004) e Freitas (2010) se pretende también reflexionar acerca del papel del profesor, de su actuación y su nivel de autonomía o pasividad dentro del aula y sobre cómo eso puede influir en la formación de sus estudiantes. Para tanto, se analisará quatro livros didáticos: Immediate conversation in English - Breaking Free, Primeros pasos, Wizard 1 y 7 passos que você deve seguir para alcançar a fluência em Inglês. Se parece que los resultados del análisis cualitativo de estos manuales confirman que los dictados del mercado afectan el proceso de enseñanza y aprendizaje discente, tanto de forma directa como indirectamente, con enfoque evidente en la forma directa.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Espanholpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-4173-8130pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jayne Ribeiro da Silva..pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons