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Título : Publicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemômicas à emergência de imagens discordantes
Otros títulos : Advertising and symbolic expressions of women in the public scene: from hegemonic images to the emergence of discordant images
Autor : NUNES, Patrícia de Souza
GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello
Palabras clave : Publicidade; Intervenções urbanas; Imagem de controle das mulheres; Discurso sobre o corpo; Interseccionalidade
Resumen : Este artigo estuda os discursos sobre as mulheres na cena pública, a partir das imagens hegemônicas da publicidade e das imagens discordantes das intervenções urbanas. A perspectiva interseccional, em junção com a categoria analítica das imagens de controle, é posta em articulação para olhar o fenômeno comunicacional além dos marcadores sociais da diferença e refletir criticamente sobre as formas de opressão e dominação nas dinâmicas da cidade. Metodologicamente, recorremos à observação etnográfica nas cidades do Recife (PE) e Natal (RN). A amostragem é composta por 14 imagens de outdoors, painéis, fachadas (oriundos de setores da educação, da saúde, do vestuário e da beleza), grafites, pichações e lambes com mulheres e nosso objetivo é verificar a recepção destas imagens nas cidades. Ao final, constatamos que a publicidade reproduz corpos “perfeitos”, convoca ao cuidado de si, reitera papéis sociais e impõe lugares subalternos às mulheres.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55055
ISSN : 2178-602X
Aparece en las colecciones: Artigos de periódicos (CAC)

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