Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55055

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNUNES, Patrícia de Souza-
dc.contributor.authorGOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello-
dc.date.accessioned2024-02-07T11:46:01Z-
dc.date.available2024-02-07T11:46:01Z-
dc.date.created2022-09-21-
dc.identifier.issn2178-602Xpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55055-
dc.description.abstractEste artigo estuda os discursos sobre as mulheres na cena pública, a partir das imagens hegemônicas da publicidade e das imagens discordantes das intervenções urbanas. A perspectiva interseccional, em junção com a categoria analítica das imagens de controle, é posta em articulação para olhar o fenômeno comunicacional além dos marcadores sociais da diferença e refletir criticamente sobre as formas de opressão e dominação nas dinâmicas da cidade. Metodologicamente, recorremos à observação etnográfica nas cidades do Recife (PE) e Natal (RN). A amostragem é composta por 14 imagens de outdoors, painéis, fachadas (oriundos de setores da educação, da saúde, do vestuário e da beleza), grafites, pichações e lambes com mulheres e nosso objetivo é verificar a recepção destas imagens nas cidades. Ao final, constatamos que a publicidade reproduz corpos “perfeitos”, convoca ao cuidado de si, reitera papéis sociais e impõe lugares subalternos às mulheres.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMídia e Cotidiano, v. 16 n. 3, 2022, p. 112-134.pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectIntervenções urbanaspt_BR
dc.subjectImagem de controle das mulherespt_BR
dc.subjectDiscurso sobre o corpopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.titlePublicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemômicas à emergência de imagens discordantespt_BR
dc.title.alternativeAdvertising and symbolic expressions of women in the public scene: from hegemonic images to the emergence of discordant imagespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4136203927118663pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3715206085360657pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxThis article studies the discourses about women in the public scene, from the hegemonic images of advertising and the discordant images of urban interventions. The intersectional perspective, together with the analytical category of images of control, is put in articulation to look at the communication phenomenon beyond the social markers of difference and critically reflect on the forms of oppression and domination in the dynamics of the city. Methodologically, we resorted to ethnographic observation in the Brazilian cities of Recife (PE) and Natal (RN). The sample is composed of 14 images of billboards, panels, facades (from the sectors of education, health, clothing and beauty), graffiti and lambe-lambes with women and our goal is to verify the reception of these images in the cities. In the end, we found that advertising reproduces "perfect" bodies, calls for self-care, reiterates social roles and imposes subordinate places to women.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departamentPrograma de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)pt_BR
dc.subjectxAdvertisingpt_BR
dc.subjectxUrban interventionspt_BR
dc.subjectxControl image of womenpt_BR
dc.subjectxDiscourse about the bodypt_BR
dc.subjectxIntersectionalitypt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0212-7788pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2256-856pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de periódicos (CAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo publicado_2022.pdf898,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.