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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55055

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Título: Publicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemômicas à emergência de imagens discordantes
Título(s) alternativo(s): Advertising and symbolic expressions of women in the public scene: from hegemonic images to the emergence of discordant images
Autor(es): NUNES, Patrícia de Souza
GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello
Palavras-chave: Publicidade; Intervenções urbanas; Imagem de controle das mulheres; Discurso sobre o corpo; Interseccionalidade
Abstract: Este artigo estuda os discursos sobre as mulheres na cena pública, a partir das imagens hegemônicas da publicidade e das imagens discordantes das intervenções urbanas. A perspectiva interseccional, em junção com a categoria analítica das imagens de controle, é posta em articulação para olhar o fenômeno comunicacional além dos marcadores sociais da diferença e refletir criticamente sobre as formas de opressão e dominação nas dinâmicas da cidade. Metodologicamente, recorremos à observação etnográfica nas cidades do Recife (PE) e Natal (RN). A amostragem é composta por 14 imagens de outdoors, painéis, fachadas (oriundos de setores da educação, da saúde, do vestuário e da beleza), grafites, pichações e lambes com mulheres e nosso objetivo é verificar a recepção destas imagens nas cidades. Ao final, constatamos que a publicidade reproduz corpos “perfeitos”, convoca ao cuidado de si, reitera papéis sociais e impõe lugares subalternos às mulheres.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55055
ISSN: 2178-602X
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