Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005

Comparte esta pagina

Título : O ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020
Autor : OLIVEIRA, Ryan da Silva
Palabras clave : Sujeito; Sintaxe; Ensino de Língua
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : OLIVEIRA, Ryan da Silva. O ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino do termo essencial da oração “sujeito” no livro didático, especialmente na construção inicial desse conhecimento (o possível primeiro contato dos estudantes com tal temática). A preocupação se dá em função das diferentes definições que é possível encontrar nas diferentes gramáticas e nas potenciais teorias. Para tanto, é importante que o estudante do 6º ano, no momento em que a introdução ao conteúdo é feita, tenha uma noção ampla das possíveis classificações e conceituações a fim de que compreenda, de fato, o fenômeno e não fique, apenas, na superficialidade dele. Para isso, foram realizados levantamento bibliográfico a respeito do assunto, uma análise de um material didático, com o objetivo de traçar estratégias complementares, e uma proposta de didática para o ensino de “sujeito” na fase inicial de aquisição desse conhecimento. Posto isso, estudiosos como Ataíde (2011), Bechara (2009), Bezerra (2014), Cunha e Cintra (2017), Nascimento (2010), Perini (2006), Rocha (2011), Sibaldo (2005) e Souza (2021) contribuíram para o andamento dessa pesquisa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ryan da Silva Oliveira.pdf2,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons