Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ryan da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-05T15:19:57Z-
dc.date.available2024-02-05T15:19:57Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2024-01-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ryan da Silva. O ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino do termo essencial da oração “sujeito” no livro didático, especialmente na construção inicial desse conhecimento (o possível primeiro contato dos estudantes com tal temática). A preocupação se dá em função das diferentes definições que é possível encontrar nas diferentes gramáticas e nas potenciais teorias. Para tanto, é importante que o estudante do 6º ano, no momento em que a introdução ao conteúdo é feita, tenha uma noção ampla das possíveis classificações e conceituações a fim de que compreenda, de fato, o fenômeno e não fique, apenas, na superficialidade dele. Para isso, foram realizados levantamento bibliográfico a respeito do assunto, uma análise de um material didático, com o objetivo de traçar estratégias complementares, e uma proposta de didática para o ensino de “sujeito” na fase inicial de aquisição desse conhecimento. Posto isso, estudiosos como Ataíde (2011), Bechara (2009), Bezerra (2014), Cunha e Cintra (2017), Nascimento (2010), Perini (2006), Rocha (2011), Sibaldo (2005) e Souza (2021) contribuíram para o andamento dessa pesquisa.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectEnsino de Línguapt_BR
dc.titleO ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0491634330530722pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the teaching of the essential term of the sentence “subject” within textbooks, especially in the initial construction of this knowledge (possible student's first contact with this subject). The concern arises due to different definitions which can be found in different grammar books and potential theories. To this end, it is important that 6th grade students, at the moment the introduction to the content occurs, have a broad notion of the possible classifications and conceptualizations so that he or she truly understands the phenomenon and is not just left in the dark, conducting it into superficiality. To this end, a bibliographical survey was carried out on the subject, an analysis of teaching material, with the aim of outlining complementary strategies, and a didactic proposal for teaching the term “subject” within the initial phase of acquiring this knowledge. That said, scholars such as Ataíde (2011), Bechara (2009), Bezerra (2014), Cunha e Cintra (2017), Nascimento (2010), Perini (2006), Rocha (2011), Sibaldo (2005) and Souza (2021) have contributed to the progress of this research.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ryan da Silva Oliveira.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons