Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ryan da Silva |
Palavras-chave: | Sujeito; Sintaxe; Ensino de Língua |
Data do documento: | 5-Out-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Ryan da Silva. O ensino de sujeito no Ensino Fundamental II: uma análise de livro didático aprovado pelo PNLD 2020. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino do termo essencial da oração “sujeito” no livro didático, especialmente na construção inicial desse conhecimento (o possível primeiro contato dos estudantes com tal temática). A preocupação se dá em função das diferentes definições que é possível encontrar nas diferentes gramáticas e nas potenciais teorias. Para tanto, é importante que o estudante do 6º ano, no momento em que a introdução ao conteúdo é feita, tenha uma noção ampla das possíveis classificações e conceituações a fim de que compreenda, de fato, o fenômeno e não fique, apenas, na superficialidade dele. Para isso, foram realizados levantamento bibliográfico a respeito do assunto, uma análise de um material didático, com o objetivo de traçar estratégias complementares, e uma proposta de didática para o ensino de “sujeito” na fase inicial de aquisição desse conhecimento. Posto isso, estudiosos como Ataíde (2011), Bechara (2009), Bezerra (2014), Cunha e Cintra (2017), Nascimento (2010), Perini (2006), Rocha (2011), Sibaldo (2005) e Souza (2021) contribuíram para o andamento dessa pesquisa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55005 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ryan da Silva Oliveira.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons