Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683
Share on
Title: | False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo |
Authors: | PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella |
Keywords: | Cinema; Documentário; Realismo; Dispositivo; Realismo Vulgar |
Issue Date: | 5-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella. False found footage, mockumentary e outros dispositivos: a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License