Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T19:45:27Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T19:45:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Luiz Philipe Fassarella. False found footage, mockumentary e outros dispositivos: a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54683 | - |
dc.description.abstract | Esta tese é desenvolvida a partir de uma perspectiva contemporânea sobre o cinema realista. Essa percepção indica que a configuração de obras cinematográficas que se pautam em um apelo realista tem como força motriz a determinação de ludibriar seus receptores sobre a origem de determinado registro que dá insumo ao filme e com isso potencializar os efeitos e capacidade de mobilização dos afetos do público. Partindo dessa hipótese, e demais congêneres, uma investigação ampla é desenvolvida e através de caminhos distintos perfaz um percurso com o intuito de compreender como o realismo cinematográfico contemporâneo se promove e se estabelece na indústria cinematográfica e, portanto, de forma aceitável e inteligível para audiência. Assim, numa digressão secular procura-se conhecer as origens e implicações do realismo, ou premissas e estratégias de representação da realidade no cinema, passando por momentos históricos e movimentos importantes para sétima arte, autores e teorias que versam sobre realismo cinematográfico e gêneros e formatos audiovisuais que naturalizam a recepção de narrativas estabelecidas através da verossimilhança e da mimese para formação de seu constructo fílmico. Para tal empreitada incontornavelmente se faz referência a experimentos e inserções de cenas reais - snuff - em filmes educacionais e obras ficcionais que exploraram esse tipo de conteúdo; as lendas sobre a existência de filmes snuff, ou cenas snuff de violência, tortura, abuso sexual e assassinatos também foi contemplada nesta pesquisa que dedica também atenção às teorias do realismo cinematográfico nas figuras de Siegfried Kracauer e, em especial, André Bazin. Foi essencial também implementar amplo esforço de pesquisa ao cinema documentário, sua história, premissas, estratégias e elementos estético-narrativos que nos permitiram conhecer e compreender o funcionamento de diversos dispositivos do Efeito de Realidade empregados nos filmes de apelo realista contemporâneos, além de vislumbrar como as marcas enraizadas pelo e no cinema não ficcional estabelecem na cognição humana uma forma específica de leitura de signos realistas em obras audiovisuais. Essa empreitada resulta na formulação de duas categorias e/ou lugares/pontos de observação e análise de filmes que se convenciou chamar false found footage e/ou mockumentary e propõe um conceito particular sobre o realismo cinematográfico do século XXI, classificado e codificado aqui como Realismo Vulgar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Dispositivo | pt_BR |
dc.subject | Realismo Vulgar | pt_BR |
dc.title | False found footage, mockumentary e outros dispositivos : a vulgarização do realismo no cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9505401517131899 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis is developed from a contemporary perspective on realistic cinema. This perception indicates that the configuration of cinematographic works that are guided by a realistic appeal has as its driving force the determination to deceive its receivers about the origin of a certain record that gives input to the film and thereby potentiate the effects and ability to mobilize the affects of the public. Starting from this hypothesis, and other similar ones, a broad investigation is developed and, through different paths, makes a journey in order to understand how contemporary cinema realism is promoted and established in the film industry and, therefore, in an acceptable and intelligible way. Thus, in a secular tour, one seeks to know the origins and implications of realism, or premises and strategies for representing reality in cinema, going through historical moments and important movements for seventh art, authors and theories that deal with cinematic realism and genres and formats audiovisuals that naturalize the reception of narratives established through verisimilitude and mimicry for the formation of their film construct. For this endeavor, inevitably reference is made to experiments and insertions of real scenes - snuff - in educational films and fictional works that explored this type of content; legends about the existence of snuff films, or snuff scenes of violence, torture, sexual abuse and murder were also included in this research, which also pays attention to the theories of cinematic realism in the figures of Siegfried Kracauer and, in particular, André Bazin. It was also essential to implement a broad research effort in documentary cinema, its history, premises, strategies and aesthetic- narrative elements that allowed us to know and understand the functioning of the various Reality Effect devices used in contemporary realistic appeal films, in addition to seeing how the marks rooted in and in non-fictional cinema establish in human cognition a specific way of reading realistic signs in audiovisual works. This endeavor results in the formulation of two categories, or places/points of observation and analysis of films that were convinced to be called false found footage and/or mockumentary and proposes a particular concept about 21st century cinematic realism, classified and coded here as Vulgar Realism. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiz Philipe Fassarella Pereira.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons