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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54677

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Title: A construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias no Instagram: discussão sobre a violência contra a mulher no Brasil e reflexões para o ensino de língua portuguesa
Authors: LAURENTINO, Lívia Mayara Santos
Keywords: Referentes; Ampliação enunciativa; Violência contra a mulher; Webnotícias; Instagram
Issue Date: 5-Oct-2023
Citation: LAURENTINO, Lívia Mayara Santos. A construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias no Instagram: discussão sobre a violência contra a mulher no Brasil e reflexões para o ensino de língua portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.-
Abstract: Este trabalho tem como objetivo observar a construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias do Instagram que tratam de casos de violência contra a mulher no Brasil. Os pressupostos teóricos da Linguística Textual embasaram nossa pesquisa tomando a referenciação como uma atividade discursiva de (re)construção dos objetos de discurso que contribui ativamente para a produção e a compreensão dos sentidos nos textos (CAVALCANTE, 2013; KOCH E ELIAS 2006). Sob essas bases, estabelecemos interlocuções teóricas com a Análise do Discurso Digital (PAVEAU, 2022) atreladas ao conceito de machismo estrutural (HINTZE, 2021), o que possibilitou tomar alguns conceitos como categorias de análise notadamente tecnogêneros de discurso, ampliação enunciativa e comentário online tratados na proposição da reflexão sobre os discursos digitais acerca da violência contra a mulher e as implicações para o tratamento desta temática no ensino de língua portuguesa. Para a coleta da materialidade textual na internet, utilizamos duas sintaxes de busca na ferramenta de monitoramento de redes sociais CrowdTangle (Meta, Inc.) para selecionar as webnotícias pertinentes à análise, de acordo com o maior número de interações nas publicações. Para tal propósito, a pesquisa, que possui caráter descritivista-interpretativista (GIL, 2008), de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) concentrou a formação do corpus em duas webnotícias dos perfis jornalísticos Portal G1 e Diário de Pernambuco. Destarte, identificamos durante a análise os processos referenciais de introdução referencial, anáfora direta e anáfora indireta, retomada, recategorização referencial e as dêixis temporal e espacial nas legendas das webnotícias referentes a casos de violência contra a mulher. Também foi possível perceber a realização da ampliação enunciativa e a presença de vestígios e evidências do machismo estrutural nos discursos dos comentários analisados a partir das webnotícias. Como conclusão, a pesquisa revela como as estratégias referenciais textuais e o uso de recursos tecnolinguageiros específicos do discurso digital contribuem para a construção dos sentidos e da progressão temática no tecnogênero analisado; a forma que os comentários digitais ampliam enunciativa e discursivamente o texto primeiro, introduzindo inclusive diferentes posicionamentos, assim como a (re)produção do paradigma do machismo estrutural em assuntos como a violência contra a mulher no Brasil; e, por fim, a pertinência de abordagens didáticas através da temática transversal da Relação de Gênero (PERNAMBUCO, 2021), com o propósito de estimular o pensamento crítico e reflexivo nos estudantes da educação básica sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54677
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

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