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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54677

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Sônia Virgínia Martins-
dc.contributor.authorLAURENTINO, Lívia Mayara Santos-
dc.date.accessioned2024-01-22T18:50:00Z-
dc.date.available2024-01-22T18:50:00Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2024-01-19-
dc.identifier.citationLAURENTINO, Lívia Mayara Santos. A construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias no Instagram: discussão sobre a violência contra a mulher no Brasil e reflexões para o ensino de língua portuguesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.-pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54677-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo observar a construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias do Instagram que tratam de casos de violência contra a mulher no Brasil. Os pressupostos teóricos da Linguística Textual embasaram nossa pesquisa tomando a referenciação como uma atividade discursiva de (re)construção dos objetos de discurso que contribui ativamente para a produção e a compreensão dos sentidos nos textos (CAVALCANTE, 2013; KOCH E ELIAS 2006). Sob essas bases, estabelecemos interlocuções teóricas com a Análise do Discurso Digital (PAVEAU, 2022) atreladas ao conceito de machismo estrutural (HINTZE, 2021), o que possibilitou tomar alguns conceitos como categorias de análise notadamente tecnogêneros de discurso, ampliação enunciativa e comentário online tratados na proposição da reflexão sobre os discursos digitais acerca da violência contra a mulher e as implicações para o tratamento desta temática no ensino de língua portuguesa. Para a coleta da materialidade textual na internet, utilizamos duas sintaxes de busca na ferramenta de monitoramento de redes sociais CrowdTangle (Meta, Inc.) para selecionar as webnotícias pertinentes à análise, de acordo com o maior número de interações nas publicações. Para tal propósito, a pesquisa, que possui caráter descritivista-interpretativista (GIL, 2008), de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) concentrou a formação do corpus em duas webnotícias dos perfis jornalísticos Portal G1 e Diário de Pernambuco. Destarte, identificamos durante a análise os processos referenciais de introdução referencial, anáfora direta e anáfora indireta, retomada, recategorização referencial e as dêixis temporal e espacial nas legendas das webnotícias referentes a casos de violência contra a mulher. Também foi possível perceber a realização da ampliação enunciativa e a presença de vestígios e evidências do machismo estrutural nos discursos dos comentários analisados a partir das webnotícias. Como conclusão, a pesquisa revela como as estratégias referenciais textuais e o uso de recursos tecnolinguageiros específicos do discurso digital contribuem para a construção dos sentidos e da progressão temática no tecnogênero analisado; a forma que os comentários digitais ampliam enunciativa e discursivamente o texto primeiro, introduzindo inclusive diferentes posicionamentos, assim como a (re)produção do paradigma do machismo estrutural em assuntos como a violência contra a mulher no Brasil; e, por fim, a pertinência de abordagens didáticas através da temática transversal da Relação de Gênero (PERNAMBUCO, 2021), com o propósito de estimular o pensamento crítico e reflexivo nos estudantes da educação básica sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReferentespt_BR
dc.subjectAmpliação enunciativapt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectWebnotíciaspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleA construção de referentes e a ampliação enunciativa em webnotícias no Instagram: discussão sobre a violência contra a mulher no Brasil e reflexões para o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4744106459868750pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene como objetivo percibir la construcción de referentes y la expansión enunciativa en las noticias web Instagram qué abordan casos de violencia contra las mujeres en Brasil. Los supuestos teóricos de la Lingüística Textual sustentaron nuestra investigación, tomando el referenciamiento como una actividad discursiva de (re)construcción de objetos del discurso qué contribuye activamente a la producción y comprensión de significados en los textos (CAVALCANTE, 2013; KOCH Y ELIAS 2006). Además, las categorías de análisis de tecnogéneros del discurso, amplificación enunciativa y comentario online tratados en Digital Discourse Analysis (PAVEAU, 2022) relacionados al concepto de machismo estructural (HINTZE, 2021) al proponer una reflexión sobre los discursos sociales y las implicaciones de estos en el aula. Para ello, utilizamos dós sintaxis de búsqueda en la herramienta de monitoreo de redes sociales CrowdTangle (Meta, Inc.) para seleccionar las noticias web relevantes para el análisis de acuerdo con el mayor número de interacciones en las publicaciones. Pronto, la investigación, que tiene carácter descriptivista-interpretivista (GIL, 2008) y enfoque cualitativo (MINAYO, 2001), concentró la formación del corpus en dos noticias web de los perfiles periodísticos Portal G1 y Diário de Pernambuco. Así, durante el análisis identificamos los procesos referenciales de introducción referencial, anáfora directa y anáfora indirecta, reanudación, recategorización referencial y la deixis temporal y espacial en los subtítulos. Así como la constatación de la ampliación enunciativa y la presencia de huellas y evidencias de machismo estructural en los discursos de los comentarios analizados desde las noticias web. En conclusión, la investigación revela cómo las estrategias referenciales textuales y el uso de recursos lingüístico discursivos específicos contribuyen a la construcción de significados y progresión textual en el género; la forma en que los comentarios digitales amplían enunciativa y discursivamente el texto primero, introduciendo incluso posiciones diferentes, así como la (re)producción del paradigma del machismo estructural en temas como la violencia contra las mujeres en Brasil; y finalmente, la relevancia de los enfoques didácticos a través del tema transversal de las Relaciones de Género (PERNAMBUCO, 2021) con el objetivo de estimular el pensamiento crítico y reflexivo en estudiantes de educación básica sobre la violencia contra las mujeres en la sociedad brasileña.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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