Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de Biologia para surdos: um estudo lexicográfico |
Autor(es): | SILVA, Renata Evellyn da |
Palavras-chave: | Biologia; Ensino; Intérprete de Libras; Léxicos; Surdo |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Renata Evellyn da. Ensino de biologia para surdos: um estudo lexicográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo trata-se de um estudo sobre Ensino de Biologia para Surdos: Um Estudo Lexicográfico. Por meio de uma revisão de literatura, com pesquisa bibliográfica, buscando informações em artigos publicados nos periódicos da capes nos últimos cinco anos sobre a problemática proposta. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema para conhecer quais metodologias e estratégias estão sendo utilizadas por professores e intérpretes de Libras para transmitir o conteúdo dessa disciplina, que traz em sua abordagem termos científicos que já são vistos pelos alunos ouvintes como de difícil compreensão, trazendo à tona a necessidade de refletir de que maneira isso tem sido transmitido ao aluno surdo, que faz uso da Língua Brasileira de Sinais- Libras, para se comunicar. Professores em sua maioria despreparados usam conceitos prontos disponibilizados nos livros didáticos, o que acaba resultando em um ensino inadequado e uma atuação desafiadora para o profissional tradutor intérprete de Libras, com escassez de sinais da área e de materiais visuais. Constata-se que é preciso pensar e executar mais estratégias que assegure o letramento científico destes alunos, como capacitação para profissionais da educação, materiais de apoio acessíveis e mais estudos para criação de sinais da área focando na etimologia do léxico científico, com a participação de professores, que dominem os conteúdos, dos intérpretes de Libras que dominem a língua, bem como os alunos surdos que, além disso, já têm sua perspectiva visual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATA EVELLYN DA SILVA.pdf | 586,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons