Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Claudia Barbosa de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Renata Evellyn da-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:55:53Z-
dc.date.available2024-01-19T23:55:53Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Evellyn da. Ensino de biologia para surdos: um estudo lexicográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658-
dc.description.abstractO presente artigo trata-se de um estudo sobre Ensino de Biologia para Surdos: Um Estudo Lexicográfico. Por meio de uma revisão de literatura, com pesquisa bibliográfica, buscando informações em artigos publicados nos periódicos da capes nos últimos cinco anos sobre a problemática proposta. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema para conhecer quais metodologias e estratégias estão sendo utilizadas por professores e intérpretes de Libras para transmitir o conteúdo dessa disciplina, que traz em sua abordagem termos científicos que já são vistos pelos alunos ouvintes como de difícil compreensão, trazendo à tona a necessidade de refletir de que maneira isso tem sido transmitido ao aluno surdo, que faz uso da Língua Brasileira de Sinais- Libras, para se comunicar. Professores em sua maioria despreparados usam conceitos prontos disponibilizados nos livros didáticos, o que acaba resultando em um ensino inadequado e uma atuação desafiadora para o profissional tradutor intérprete de Libras, com escassez de sinais da área e de materiais visuais. Constata-se que é preciso pensar e executar mais estratégias que assegure o letramento científico destes alunos, como capacitação para profissionais da educação, materiais de apoio acessíveis e mais estudos para criação de sinais da área focando na etimologia do léxico científico, com a participação de professores, que dominem os conteúdos, dos intérpretes de Libras que dominem a língua, bem como os alunos surdos que, além disso, já têm sua perspectiva visual.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectIntérprete de Libraspt_BR
dc.subjectLéxicospt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titleEnsino de Biologia para surdos: um estudo lexicográficopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5327432846770332pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA EVELLYN DA SILVA.pdf586,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons