Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Claudia Barbosa de Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renata Evellyn da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:55:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renata Evellyn da. Ensino de biologia para surdos: um estudo lexicográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo trata-se de um estudo sobre Ensino de Biologia para Surdos: Um Estudo Lexicográfico. Por meio de uma revisão de literatura, com pesquisa bibliográfica, buscando informações em artigos publicados nos periódicos da capes nos últimos cinco anos sobre a problemática proposta. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema para conhecer quais metodologias e estratégias estão sendo utilizadas por professores e intérpretes de Libras para transmitir o conteúdo dessa disciplina, que traz em sua abordagem termos científicos que já são vistos pelos alunos ouvintes como de difícil compreensão, trazendo à tona a necessidade de refletir de que maneira isso tem sido transmitido ao aluno surdo, que faz uso da Língua Brasileira de Sinais- Libras, para se comunicar. Professores em sua maioria despreparados usam conceitos prontos disponibilizados nos livros didáticos, o que acaba resultando em um ensino inadequado e uma atuação desafiadora para o profissional tradutor intérprete de Libras, com escassez de sinais da área e de materiais visuais. Constata-se que é preciso pensar e executar mais estratégias que assegure o letramento científico destes alunos, como capacitação para profissionais da educação, materiais de apoio acessíveis e mais estudos para criação de sinais da área focando na etimologia do léxico científico, com a participação de professores, que dominem os conteúdos, dos intérpretes de Libras que dominem a língua, bem como os alunos surdos que, além disso, já têm sua perspectiva visual. | pt_BR |
dc.format.extent | 17p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Intérprete de Libras | pt_BR |
dc.subject | Léxicos | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.title | Ensino de Biologia para surdos: um estudo lexicográfico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/5327432846770332 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATA EVELLYN DA SILVA.pdf | 586,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons