Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658

Compartilhe esta página

Título: Ensino de Biologia para surdos: um estudo lexicográfico
Autor(es): SILVA, Renata Evellyn da
Palavras-chave: Biologia; Ensino; Intérprete de Libras; Léxicos; Surdo
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Renata Evellyn da. Ensino de biologia para surdos: um estudo lexicográfico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo trata-se de um estudo sobre Ensino de Biologia para Surdos: Um Estudo Lexicográfico. Por meio de uma revisão de literatura, com pesquisa bibliográfica, buscando informações em artigos publicados nos periódicos da capes nos últimos cinco anos sobre a problemática proposta. Entre os objetivos está à busca de maiores informações sobre o tema para conhecer quais metodologias e estratégias estão sendo utilizadas por professores e intérpretes de Libras para transmitir o conteúdo dessa disciplina, que traz em sua abordagem termos científicos que já são vistos pelos alunos ouvintes como de difícil compreensão, trazendo à tona a necessidade de refletir de que maneira isso tem sido transmitido ao aluno surdo, que faz uso da Língua Brasileira de Sinais- Libras, para se comunicar. Professores em sua maioria despreparados usam conceitos prontos disponibilizados nos livros didáticos, o que acaba resultando em um ensino inadequado e uma atuação desafiadora para o profissional tradutor intérprete de Libras, com escassez de sinais da área e de materiais visuais. Constata-se que é preciso pensar e executar mais estratégias que assegure o letramento científico destes alunos, como capacitação para profissionais da educação, materiais de apoio acessíveis e mais estudos para criação de sinais da área focando na etimologia do léxico científico, com a participação de professores, que dominem os conteúdos, dos intérpretes de Libras que dominem a língua, bem como os alunos surdos que, além disso, já têm sua perspectiva visual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54658
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA EVELLYN DA SILVA.pdf586,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons