Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293

Share on

Title: Experiências educacionais com realidade aumentada : aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1)
Authors: TEIXEIRA, Frederica Dias Martins
Keywords: Experiências Educacionais; Realidade Aumentada; Arquitetura e Urbanismo; Geometria Gráfica Tridimensional; Ensino Remoto
Issue Date: 26-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: TEIXEIRA, Frederica Dias Martins. Experiências educacionais com realidade aumentada: aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1). 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta Dissertação de Mestrado apresenta três experiências educacionais com o uso da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Duas experiências foram aplicadas em diferentes disciplinas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAU) e uma experiência foi aplicada na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) para estudantes do curso ABI-Engenharias, ambos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foram aplicadas diferentes metodologias, de acordo com a metodologia de cada disciplina, e diferentes softwares (Augment e Unity + Vuforia), de acordo com as possibilidades e necessidades das experiências. Neste contexto, esta pesquisa procurou fornecer aos estudantes novas ferramentas e experiências de aprendizado, com o objetivo de auxiliar na visualização espacial de modelos digitais, tanto arquitetônicos quanto dos representados nos principais sistemas de representação gráfica, em diferentes contextos e escalas. Com base nessas aplicações e na análise do cenário pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional, este estudo procura levantar oportunidades e dificuldades do uso da tecnologia e indicar diretrizes para possibilitar a inserção da Realidade Aumentada como recurso tecnológico em termos de ensino-aprendizagem arquitetônico e da disciplina de GGT. Por fim, cabe apontar que a pesquisa foi desenvolvida durante o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, havendo necessidade de adaptação da pesquisa para este cenário e fazendo uso de dispositivos tecnológicos pessoais dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Frederica Dias Martins Teixeira.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons