Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293
Compartilhe esta página
Título: | Experiências educacionais com realidade aumentada : aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1) |
Autor(es): | TEIXEIRA, Frederica Dias Martins |
Palavras-chave: | Experiências Educacionais; Realidade Aumentada; Arquitetura e Urbanismo; Geometria Gráfica Tridimensional; Ensino Remoto |
Data do documento: | 26-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | TEIXEIRA, Frederica Dias Martins. Experiências educacionais com realidade aumentada: aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1). 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta Dissertação de Mestrado apresenta três experiências educacionais com o uso da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Duas experiências foram aplicadas em diferentes disciplinas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAU) e uma experiência foi aplicada na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) para estudantes do curso ABI-Engenharias, ambos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foram aplicadas diferentes metodologias, de acordo com a metodologia de cada disciplina, e diferentes softwares (Augment e Unity + Vuforia), de acordo com as possibilidades e necessidades das experiências. Neste contexto, esta pesquisa procurou fornecer aos estudantes novas ferramentas e experiências de aprendizado, com o objetivo de auxiliar na visualização espacial de modelos digitais, tanto arquitetônicos quanto dos representados nos principais sistemas de representação gráfica, em diferentes contextos e escalas. Com base nessas aplicações e na análise do cenário pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional, este estudo procura levantar oportunidades e dificuldades do uso da tecnologia e indicar diretrizes para possibilitar a inserção da Realidade Aumentada como recurso tecnológico em termos de ensino-aprendizagem arquitetônico e da disciplina de GGT. Por fim, cabe apontar que a pesquisa foi desenvolvida durante o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, havendo necessidade de adaptação da pesquisa para este cenário e fazendo uso de dispositivos tecnológicos pessoais dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Frederica Dias Martins Teixeira.pdf | 7,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons