Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALÉSSIO, Pedro Martins-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Frederica Dias Martins-
dc.date.accessioned2023-12-21T16:25:15Z-
dc.date.available2023-12-21T16:25:15Z-
dc.date.issued2022-12-26-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Frederica Dias Martins. Experiências educacionais com realidade aumentada: aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1). 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293-
dc.description.abstractEsta Dissertação de Mestrado apresenta três experiências educacionais com o uso da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Duas experiências foram aplicadas em diferentes disciplinas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAU) e uma experiência foi aplicada na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) para estudantes do curso ABI-Engenharias, ambos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foram aplicadas diferentes metodologias, de acordo com a metodologia de cada disciplina, e diferentes softwares (Augment e Unity + Vuforia), de acordo com as possibilidades e necessidades das experiências. Neste contexto, esta pesquisa procurou fornecer aos estudantes novas ferramentas e experiências de aprendizado, com o objetivo de auxiliar na visualização espacial de modelos digitais, tanto arquitetônicos quanto dos representados nos principais sistemas de representação gráfica, em diferentes contextos e escalas. Com base nessas aplicações e na análise do cenário pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional, este estudo procura levantar oportunidades e dificuldades do uso da tecnologia e indicar diretrizes para possibilitar a inserção da Realidade Aumentada como recurso tecnológico em termos de ensino-aprendizagem arquitetônico e da disciplina de GGT. Por fim, cabe apontar que a pesquisa foi desenvolvida durante o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, havendo necessidade de adaptação da pesquisa para este cenário e fazendo uso de dispositivos tecnológicos pessoais dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiências Educacionaispt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectGeometria Gráfica Tridimensionalpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.titleExperiências educacionais com realidade aumentada : aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3654724985376559pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1937294552043178pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis Master's Thesis presents three educational experiences with the use of Augmented Reality (AR) technology. Two experiments were applied in different disciplines of the Undergraduate Course in Architecture and Urbanism (CAU) and one experiment was applied in the discipline of Three-Dimensional Graphic Geometry (GGT) for students of the ABI-Engineering course, both courses at the Federal University of Pernambuco. To this end, different methodologies were applied, according to the methodology of each discipline, and with the help of different software (Augment and Unity + Vuforia), according to the possibilities and needs of the experiments. In this context, this research sought to provide students with new tools and learning experiences, with the objective of assisting in the spatial visualization of digital models, both architectural and represented in the main graphic representation systems, in different contexts and scales. Based on these applications and on the analysis of the pedagogical scenario of the Architecture and Urbanism Course and of the Three-Dimensional Graphic Geometry discipline, this study seeks to identify opportunities and difficulties in the use of technology and indicate guidelines to enable the insertion of Augmented Reality as a technological resource in terms of of architectural teaching-learning and the discipline of GGT. Finally, it should be noted that the research was developed during emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic in Brazil, with the need to adapt the research to this scenario and making use of students' personal technological devices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Frederica Dias Martins Teixeira.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons