Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293

Comparte esta pagina

Título : Experiências educacionais com realidade aumentada : aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1)
Autor : TEIXEIRA, Frederica Dias Martins
Palabras clave : Experiências Educacionais; Realidade Aumentada; Arquitetura e Urbanismo; Geometria Gráfica Tridimensional; Ensino Remoto
Fecha de publicación : 26-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TEIXEIRA, Frederica Dias Martins. Experiências educacionais com realidade aumentada: aplicações no Curso de Arquitetura e Urbanismo e na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional durante o ensino remoto emergencial na UFPE (2020.1 e 2021.1). 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta Dissertação de Mestrado apresenta três experiências educacionais com o uso da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Duas experiências foram aplicadas em diferentes disciplinas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (CAU) e uma experiência foi aplicada na disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional (GGT) para estudantes do curso ABI-Engenharias, ambos cursos da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foram aplicadas diferentes metodologias, de acordo com a metodologia de cada disciplina, e diferentes softwares (Augment e Unity + Vuforia), de acordo com as possibilidades e necessidades das experiências. Neste contexto, esta pesquisa procurou fornecer aos estudantes novas ferramentas e experiências de aprendizado, com o objetivo de auxiliar na visualização espacial de modelos digitais, tanto arquitetônicos quanto dos representados nos principais sistemas de representação gráfica, em diferentes contextos e escalas. Com base nessas aplicações e na análise do cenário pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo e da disciplina de Geometria Gráfica Tridimensional, este estudo procura levantar oportunidades e dificuldades do uso da tecnologia e indicar diretrizes para possibilitar a inserção da Realidade Aumentada como recurso tecnológico em termos de ensino-aprendizagem arquitetônico e da disciplina de GGT. Por fim, cabe apontar que a pesquisa foi desenvolvida durante o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil, havendo necessidade de adaptação da pesquisa para este cenário e fazendo uso de dispositivos tecnológicos pessoais dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54293
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Frederica Dias Martins Teixeira.pdf7,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons